A Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria de Cultura e do Parque do Gaúcho, ligado ao Gabinete do Vice-Prefeito, divulgou a programação oficial dos Festejos Farroupilhas de 2025. As atividades iniciam no dia 4 de setembro e se estendem até o dia 20. A agenda contempla diferentes manifestações culturais, como exposições, shows, mateadas, solenidades tradicionais e o aguardado Desfile Farroupilha.
No dia 19, a comunidade poderá prestigiar o show do grupo Carqueja, que é uma das bandas de maior ascensão da música regional gaúcha nos últimos anos, no Baile Municipal Farroupilha, na Praça Silveira Martins (Coreto). Além disso, a programação contempla apresentações de Augusto Camargo e Alma Fandangueira.
As artes cênicas e audiovisuais ganham destaque no dia 9, com a leitura dramática do roteiro do filme “Porongos”, no Palacete Pedro Osório, reunindo os atores Thiago Lacerda e Emílio Farias e com participação do diretor Diego Müller. O acesso para esse evento será garantido mediante a doação de um litro de leite ou fraldas geriátricas, com retirada do ingresso no local meia hora antes da atividade.
Entre os momentos mais tradicionais, está a chegada da Chama Crioula no dia 13, conduzida por cavalarianos desde a AABB até a Praça das Carretas, onde acontece a solenidade de acendimento às 16h. No dia 20, feriado estadual, a cidade recebe o Desfile Farroupilha com concentração na Avenida Tupi Silveira e trajeto até o Parque do Gaúcho, que ainda sediará almoço, mateada com a Caravana da Cultura, gineteada e a extinção da chama.
Segundo o secretário de Cultura, Zeca Brito, a diversidade da programação reforça o papel de Bagé como referência cultural. “O calendário da Semana Farroupilha foi pensado para valorizar a pluralidade da nossa cultura, reunindo expressões que vão das artes visuais ao teatro, da música à fotografia. Com atrações que envolvem nomes como Thiago Lacerda e o grupo Carqueja, até artistas locais, Bagé reafirma sua vocação para ser, em setembro, um grande palco cultural do Rio Grande do Sul”, ressaltou.
O coordenador do Parque do Gaúcho, Tiago Cesarino, ressaltou o caráter simbólico das comemorações. “A data máxima do Rio Grande do Sul será celebrada em Bagé com o respeito e a grandeza que o povo gaúcho merece. É tempo de honrar nossos vultos históricos, reviver os ideais que nos moldaram e renovar, com orgulho. Viva o Rio Grande!”, afirmou.
Programação
04/09 – Abertura da Exposição Arte Campeira, às 18h, na Galeria Edmundo Rodrigues.
05/09 – Abertura da Exposição fotográfica No meu Pampa, de Dionatan Ramir, às 18h30, na Casa de Cultura Pedro Wayne.
09/09 – Leitura dramática de Porongos, com Thiago Lacerda e Emílio Farias, às 20h, no Auditório do Palacete Pedro Osório.
13/09 (sábado)
14h – Chegada da Chama Crioula trazida pelos cavalarianos (trajeto AABB até a Praça das Carretas).
16h – Solenidade de Acendimento da Chama Crioula na Praça das Carretas.
14/09 (domingo) – Mateada da Semana Farroupilha (Caravana da Cultura) com show de Augusto Camargo, às 14h, na Praça das Carretas.
15 a 19/09 (segunda a sexta) – Atividades de tradicionalismo voltadas às escolas, das 9h às 17h, na Praça das Carretas.
19/09 (sexta) – Baile Municipal Farroupilha com Grupo Carqueja, às 19h, na Praça Silveira Martins.
20/09 (sábado)
9h – Desfile Farroupilha (concentração na Av. Tupi Silveira, trajeto pela Av. Sete de Setembro até o Parque do Gaúcho).
12h – Almoço no Parque do Gaúcho.
14h – Mateada (Caravana da Cultura) e show Alma Fandangueira no Parque do Gaúcho.
18h – Extinção da Chama Crioula no Parque do Gaúcho.