A atuação da Guarda Civil Municipal de Bagé apresentou crescimento expressivo no primeiro semestre de 2025. Segundo dados divulgados pela corporação, o número de atendimentos realizados dobrou em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 2.272 registros nos primeiros seis meses deste ano, frente a 1.135 no primeiro semestre de 2024, um aumento de 100%.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi destaca o comprometimento do Governo Municipal com a segurança pública. "Muitas vezes diziam que nós terminaríamos com a Guarda. Esses números mostram justamente o contrário. Estamos trabalhando para valorizar e ampliar ainda mais esse serviço", completou.
Os avanços ocorrem no mesmo mês em que a Guarda, vinculada à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM), completa dois anos de atuação no município. “Os números falam por si e refletem uma condução estratégica e comprometida, somada à dedicação dos agentes no cumprimento de suas funções”, destacou o superintendente da Guarda, Valeriano Alan Jardim de Moraes.
Outro marco importante do semestre, ressaltado pelo superintendente da Guarda, foi a criação do Grupamento Especializado em Segurança com Motos (GESCOM), em maio. Moraes ressalta que a nova equipe trouxe mais agilidade, mobilidade e eficiência às ações operacionais, contabilizando 97 ocorrências em menos de dois meses.
Para o superintendente, os resultados demonstram que a Guarda vive um novo momento, alinhado aos objetivos da atual gestão municipal de garantir maior segurança e presença nas ruas de Bagé.