Medicamentos que estavam em falta devido à dificuldade logística que o estado enfrenta desde as enchentes chegaram a Bagé neste sábado (25). A entrega foi feita pelo empresário e médico Victor Sorrentino, que está captando doadores por meio de uma campanha intitulada Apoio Total RS. Os valores levantados são convertidos na compra de medicamentos, cobertores, colchões, roupas, produtos de higiene e alimentos aos necessitados.
De acordo com o Secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Paulo Henrique Feltrin, a doação foi intermediada pela deputada Adriana Lara e Luís Augusto Lara, e vai atender toda a rede, desde Unidade de Pronto Atendimento, Unidades Básicas de Saúde e Farmácia Central . “Já estavam começando a faltar esses medicamentos em nossa rede e graças a doação desse empresário vamos conseguir ganhar mais uma sobrevida enquanto não normaliza essa questão da distribuição”, disse.
"É importante agradecer em nome de Bagé e do povo da Campanha essa articulação para fazer chegar esse material. O médico Victor Sorrentino é uma representação do voluntariado do Brasil inteiro, não somente dos gaúchos, que estão lutando para reconstruir o estado. Ele representa todos aqueles que têm gratidão e solidariedade no coração", disse o prefeito Divaldo Lara que agradeceu, ainda, em nome de todos os usuários do Sistema Único de Saúde que dependem desses medicamentos e serão beneficiados pela ação.
Na lista de materiais recebidos estão, por exemplo, os medicamentos ibuprofeno, isossorbida, carbonato de cálcio e verapamil, bem como fraldas geriátricas e lancetas para teste glicêmico. Além de Bagé, os municípios de Dom Pedrito, Candiota e Lavras do Sul, na Campanha, também foram atendidos.