Encerra amanhã (29) o Ambulatório de Inverno da Gripe no PAM I. A estrutura foi inaugurada no dia 30 de junho, e tinha como objetivo principal desafogar o movimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para atender pessoas com sintomas gripais. O espaço era composto por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, recepcionista e técnico de raios-x.
Conforme o secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Gilson Machado, a iniciativa se mostrou estratégica em favorecer a descentralização desses casos da UPA para um local próprio durante o período de inverno.
“Quando assumi a secretaria e tendo acesso aos dados de pico na procura por esse serviço, tomamos providências para que fosse ampliada a equipe do ambulatório”, relata Machado.
O secretário informa que os dados de declínio de pessoas com sintomas gripais justificou o término da estrutura no PAM I. “Foi uma ação bem planejada e que se mostrou muito eficaz. Quero agradecer a toda diretoria técnica e a toda equipe que trabalhou nesse período”, completa o secretário.
Ao todo foram realizados 654 atendimentos no ambulatório com aplicação de 323 testes, tendo 56 positivos e 306 negativos para H1N1, com 61 pessoas utilizando medicamento tamiflu.