A Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, adquiriu 15 mil testes rápidos para diagnóstico de Influenza, no valor total de R$ 130.200,00. A iniciativa faz parte do fortalecimento das ações de enfrentamento às síndromes gripais no município, especialmente durante o período de maior circulação de vírus respiratórios.
Os testes serão utilizados prioritariamente no Ambulatório de Inverno da Gripe, que entrou em funcionamento nesta segunda-feira (30/06). A estrutura está instalada no PAM-I, localizado no prédio do INSS, com entrada pela rua Melanie Granier, s/nº, e atenderá a população de segunda a sexta-feira, das 18h às 23h. Os testes rápidos serão realizados a partir de prescrição médica. A UPA também contará com testes, mas eles serão utilizados preferencialmente no Ambulatório de Inverno da Gripe.
De acordo com a secretária municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Terezinha Ricaldone, a disponibilização dos testes representa um fator a mais para diminuir o tempo de diagnóstico rápido e o tratamento adequado dos casos de gripe. “Com esses testes, conseguimos oferecer mais segurança aos pacientes e evitar complicações, além de reduzir a circulação do vírus na comunidade. É um investimento essencial para proteger nossa população durante o inverno”, destacou a secretária.
A expectativa é que o Ambulatório de Inverno da Gripe funcione como uma estrutura de suporte, desafogando as demais unidades de saúde e oferecendo atendimento direcionado a pacientes com sintomas gripais, com triagem, testagem e encaminhamento para tratamento quando necessário. Segundo a titular da pasta, essa medida contempla o projeto de inverno do Estado, onde o Ambulatório de Inverno da Gripe fica em funcionamento como um reforço nos meses de alto inverno, julho e agosto.