A Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Direitos do Idoso (SMASI) realizou, na noite de terça-feira (30), mais uma ação de busca ativa por pessoas em situação de rua no centro de Bagé, com o objetivo de conscientizar, oferecer acolhimento e suporte por meio dos serviços disponibilizados pela Prefeitura. A busca foi realizada no Calçadão, Praça Silveira Martins e Praça de Esportes. Cinco pessoas foram atendidas pelas equipes.
A última ação do ano integra o trabalho contínuo da secretaria que, por meio de assistentes sociais, monitora as pessoas em situação de rua no município e presta assistência continuamente.
A ação realizada pela SMASI, através da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, contou com o apoio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM), através da Guarda Civil Municipal e da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência (Saúde), com a equipe de enfermagem da atenção básica, e da Rede de Atenção Psicossocial (CAPS AD) que presta orientação em saúde às pessoas em situação de rua, adultos e idosos.
Segundo o secretário da pasta, Marlon Monteiro, a busca ativa é indispensável para a garantia de direitos às pessoas em situação de vulnerabilidade. “As ações de busca ativa são fundamentais para garantir que as pessoas em situação de rua não sejam invisibilizadas. Hoje, realizamos mais uma ação. Estar presente, conversar, ouvir e oferecer acolhimento são formas de assegurar direitos e reforçar o compromisso do poder público com a dignidade humana. Nosso trabalho vai além do atendimento nas buscas, ele é contínuo e envolve acompanhamento, orientação e acesso aos serviços da Prefeitura, sempre com respeito à realidade de cada pessoa”, completou.
“A participação da Secretaria de Saúde nas ações de busca ativa é fundamental para garantir um olhar integral às pessoas em situação de rua. Muitas vezes, essas pessoas enfrentam problemas de saúde que exigem atenção imediata e acompanhamento contínuo. Estar presente, ouvir e orientar é uma forma de promover cuidado, prevenção e acesso aos serviços de saúde do município. Nosso compromisso é trabalhar de forma integrada com as demais secretarias, fortalecendo a rede de atenção e garantindo dignidade, respeito e cuidado a quem mais precisa”, pontuou o secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Gilson Machado.
Para o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Alan Moraes, a ação representa o compromisso da gestão municipal com a dignidade das pessoas. “Foi uma atuação integrada, além da segurança, envolvendo acolhimento, orientação e o encaminhamento aos serviços da rede de assistência social.
A Guarda Civil Municipal teve um papel fundamental, atuando de forma preventiva, e humanizada, garantindo a segurança das equipes e das próprias pessoas abordadas”, disse.