Produtores esperam colher uma boa safra; somente em Bagé devem ser colhidas cerca de 200 toneladas de azeitona
A Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), vai reunir produtores, instituições, autoridades, guias de turismo, rede hoteleira, restaurantes e profissionais da comunicação para participar da 1ª Abertura da Colheita da Azeitona de Bagé. A cerimônia será realizada na próxima quarta-feira (18), a partir das 14h, na Villa Toscana (BR 153, km 460 – Bagé/RS).
“É um momento histórico para o município e para a olivicultura da região. Um evento que celebra o início da safra das azeitonas, valorizando a produção local, o desenvolvimento do olivoturismo e a identidade produtiva do Pampa.”, afirma o vice-prefeito e secretário da SDI, Beto Alagia.
A colheita da azeitona está iniciando e a expectativa de produtores é de uma safra recorde, talvez a maior da história. A expectativa é que Bagé colha por volta de 200 toneladas de azeitona o que permitirá a produção de mais de 20 mil litros de azeite. Segundo informações da Emater, Bagé plantou em 2020 cerca de 206 hectares, já no ano passado a área foi para 416 hectares.
O cultivo de oliveiras também tem crescido na campanha gaúcha nos últimos anos e, hoje, na região compreendida entre Pinheiro Machado e Livramento, passando por Bagé, são aproximadamente 1.500 hectares plantados.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi lembrou que há anos a olivicultura vem ganhando força na Campanha gaúcha e Bagé faz parte desse movimento. "Temos acompanhado esse crescimento há anos e sabemos do potencial que essa cadeia produtiva representa para a região. Nossa expectativa é que Bagé e toda a Campanha se consolidem cada vez mais como protagonistas na produção de azeites de qualidade no Brasil, gerando desenvolvimento, renda e também novas oportunidades ligadas ao turismo e à gastronomia", destacou.