Evento reúne tradição, natureza e turismo
Acontece nos dias 16, 17 e 18 de janeiro, a 31ª edição da descida do Rio Camaquã. Este ano o evento conta com mais de 120 inscritos e reunirá remadores de diversos municípios do estado.
O evento é realizado pelo grupo de remadores do Camaquã e conta com a apoio da Prefeitura Municipal de Bagé, através da Secretarias Geral de Governo, Turismo, Cultura, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano e Educação e Formação Profissional, além do Daeb.
O tradicional evento de remo reunirá nesta edição além dos bageenses, representantes de Dom Pedrito, Caçapava do Sul, Hulha Negra, Santana do Livramento e Gravataí.
De acordo com o coordenador da 31ª edição, Juliano Munhoz, o evento de prática esportiva tem o foco na preservação ambiental. “Nosso objetivo principal é a preservação do meio ambiente, no Rio Camaquã, através dessa experiência, mas também um momento de confraternização e amizade, mantendo a tradição de como a descida começou”, disse.
Para a Secretária de Turismo, Elidiane Lobato, a 31ª edição da Descida do Rio Camaquã é um momento especial para Bagé. “Une tradição, natureza e turismo em uma mesma experiência. Este evento não só fortalece o turismo regional, atraindo participantes de diversas cidades, como também valoriza a preservação ambiental e cria oportunidades de integração com a nossa comunidade local. Estamos orgulhosos de apoiar uma atividade que celebra a cultura ao ar livre, incentiva o contato com o Rio Camaquã e contribui para movimentar a economia e o calendário turístico do município.”
O prefeito Luiz Fernando Mainardi destaca a atividade cujo objetivo é unir as pessoas em torno da preservação do rio. "O rio Camaquã é a joia, a artéria do Bioma Pampa, e é fundamental para a preservação da biodiversidade e o ecossistema da região. Educação ambiental garante o rio vivo e a descida celebra isso", pontuou.