Com a presença de autoridades do município e da comunidade bageense ocorreu na noite de quinta-feira (16), o ato oficial de abertura da 18ª Festa Internacional do Churrasco. A solenidade aconteceu no espaço em que será realizada a atividade Brasas do Pampa, no sábado. O vice-prefeito de Bagé, Mário Mena Kalil, agradeceu o trabalho de todo o Governo Municipal e reforçou que ela é a maior festa popular da região do Pampa.
“Hoje é um dia muito especial para todos nós que estamos trabalhando com todas as nossas forças para realizar esse importante evento. É um dia para comemorarmos o lançamento da 18ª Festa Internacional do Churrasco que está ainda maior e com o Parque do Gaúcho totalmente remodelado para a população de Bagé”, frisou o vice-prefeito.
A coordenadora de eventos do Município, Anacarla Oliveira, também reforçou o empenho e a dedicação de todas as secretarias para que o evento, após dois anos sem realização devido à pandemia de Covid-19, e tendo uma edição em maio, em razão do pleito eleitoral do ano passado, voltou a ser realizada no mês de novembro. “Com muita garra e energia, todos de forma coesa do Governo Municipal estão unidos para proporcionar à população essa festa que tem como caráter ressaltar ainda mais a cultura e a alma do gaúcho”, frisou.
A secretária de Cultura, Faustina Campos, detalhou os preparativos e a execução de ações para a realização da festa que é uma marca de Bagé. “Essa festa foi pensada para a comunidade bageense. Por isso, convidamos a população a vir ao Parque do Gaúcho para aproveitar esse importante evento cultural”, complementou Faustina.
Já a secretária de Turismo, Aliane Da Croce, enfatizou que um evento do porte da Festa Internacional do Churrasco vai além da valorização da cultura do campo, das lidas e da própria gastronomia, mas também potencializa o turismo. “Tudo que envolve essa festa tão importante para a cultura de Bagé também gera resultados para o nosso turismo. Pois divulgamos a marca que é Bagé para muitos visitantes de outras regiões que virão ao parque”, afirmou Aliane.
Após o ato de abertura da festa, foi divulgado o nome da mascote que acompanha Churrasquito. Por votação popular nas redes sociais, o nome escolhido foi Chimarrita.
Ainda durante o ato, ocorreu o lançamento da Mostra Fotográfica Um Olhar pelo Rio Grande do Sul, de Jurandréia Silveira, que foi poetizada pelo Movimento dos Escritores de Bagé (MEB), além de ter sido servida uma Paella Campeira para centenas de pessoas que prestigiaram o evento. Ela foi preparada pelo prestigiado cozinheiro René Barbachan.
A noite ainda contou com apresentações musicais de Augusto Camargo e do grupo Tchê Chaleira.
Final de semana terá Brasas do Pampa e o grande assado ao público
A programação da 18ª Festa Internacional do Churrasco terá atrações para toda a família neste final de semana. Uma programação diversificada com apresentações artísticas; concursos culturais; rodeio, e muita música e gastronomia. No sábado, ocorre o evento Brasas do Pampa. A atração é uma experiência gastronômica em que sete renomados assadores vão preparar ilhas com churrasco de carnes nobres, em um espaço que contará com open bar. Os ingressos estão à venda no instagram do Brasas do Pampa @brasasdopampa.
Já no domingo é o momento em que Bagé comprova ser a terra do churrasco. É quando ocorre o maior assado da festa, às 12h, com venda por quilo ao público.
Além da gastronomia, o destaque fica para as apresentações musicais. No sábado, sobem ao palco, Quarteto Fronteira, Lisandro Amaral e Cristiano Quevedo. Já no domingo, é a vez Augusto Camargo, Os 4 Irmãos, André Teixeira e César Oliveira e Rogério Melo.
Confira a programação completa dos dois dias
Sábado (18)
10h Grupo Selvagens da Lama – Jipeiros (Pista dos Jipeiros)
8h às 17h30 2o Bagé em Versos – Concursos de declamação e solista
vocal (Pavilhão de Eventos)
11h às 17h BRASAS DO PAMPA - Uma Experiência Gastronômica.
Open food: 7 ilhas de churrasco, carnes nobres, frutos do mar,
legumes e doces. Open bar: chopp, refrigerante e água (Espaço
Brasas do Pampa / Churrasco).
14h 4a Mostra de Danças Tradicionais (Pavilhão de Eventos)
19h Show Quarteto Fronteira (Pavilhão de Eventos)
20h Show Lisandro Amaral (Pavilhão de Eventos)
21h Show Cristiano Quevedo (Pavilhão de Eventos)
Domingo (19)
10h Grupo Selvagens da Lama – Jipeiros (Pista dos Jipeiros)
12h Maior Assado da 18a Festa Internacional do Churrasco
(venda por KG)
13h Assado do Boi Inteiro (venda por KG)
14h 4a Mostra de Danças Tradicionais (Pavilhão de Eventos)
15h Show Augusto Camargo (Pavilhão de Eventos)
16h Show do Grupo Os 4 Irmãos (Pavilhão de Eventos)
18h Show André Teixeira (Pavilhão de Eventos)
20h Show César Oliveira e Rogério Melo (Pavilhão de Eventos)
Texto originalmente elaborado em 17 de novembro de 2023