Com o objetivo de alinhar processos para que as agroindústrias de Bagé possam comercializar seus produtos nos 16 municípios que integram o Consórcio de Desenvolvimento do Pampa (Codepampa), ocorreu uma reunião nesta quarta-feira (14) entre o vice-prefeito Beto Alagia e representantes do setor.
Ao todo participaram 21 representantes de agroindústrias locais; as médicas veterinárias do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), Luana Lederhans e Natália Ávila e a coordenadora do Codepampa, a médica veterinária Adriana Pereira.
Atualmente, a Prefeitura de Bagé aguarda o processo de cadastramento do SIM junto ao Sistema de Gestão dos Serviços de Inspeção (E-SISB) para que seja feita a liberação do comércio intermunicipal. A iniciativa representa mais um importante passo para o fortalecimento das agroindústrias locais, ampliando oportunidades de mercado e promovendo o desenvolvimento econômico regional.
Intensificação na fiscalização de produtos sem inspeção
Outra demanda apresentada na reunião foi em relação ao combate a fraudes e clandestinidade com a comercialização de produtos sem inspeção. O vice-prefeito declarou aos representantes das agroindústrias que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI) tratará com a Vigilância Sanitária para que ocorra uma intensificação na fiscalização.
Segundo Beto Alagia, essa intensificação garantirá igualdade de condições das agroindústrias que arcam com vários exames laboratoriais para garantir a permanência do empreendimento nas normas vigentes, além de garantir a saúde pública.
O Sistema de Inspeção Municipal faz um acompanhamento periódico das 21 unidades de beneficiamento registradas, com o objetivo de verificar as condições de funcionamento dos estabelecimentos e garantir que os produtos de origem animal, comercializados no município, atendam aos requisitos sanitários e ofereçam segurança ao consumidor.
Adesão ao SISBI
Recentemente foi aprovado na Câmara de Vereadores o projeto de adesão do município ao SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção) relativo aos produtos de origem animal. Com este selo as agroindústrias do município, que atenderem a todos os requisitos exigidos, poderão ampliar seus mercados e, após a devida habilitação, comercializar seus produtos em todo o território nacional.