A Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) participou, nesta quarta-feira, 5, do 3º Encontro Estadual de Secretários e Coordenadores de Turismo do Rio Grande do Sul, realizado durante o 44º Congresso de Municípios da Famurs, no Recanto Maestro. O encontro reuniu gestores municipais e lideranças do setor para debater estratégias de fortalecimento do turismo gaúcho.
O encontro promoveu importantes debates sobre a regionalização do turismo, a qualificação dos destinos, o desenvolvimento de experiências ligadas à natureza e os desafios e oportunidades para o fortalecimento do setor no Rio Grande do Sul.
Participaram do encontro os secretários de Turismo Gustavo Andrade, de Bagé; Leandro Branco, de Candiota; Mateus Medina, de Santana do Livramento; Paulo Sérgio Marques Corrêa, de Lavras do Sul; Fábio Rosa, de Rosário do Sul; e Maurício Castro, de Quaraí. Também estiveram presentes Jean Alves, diretor da Divisão de Turismo da Intendência Departamental de Rivera, e Luciane Gomes, presidente da APATUR.
A presença conjunta dos municípios demonstrou a mobilização e o compromisso da Região do Pampa com a integração regional, a construção de políticas públicas articuladas, a criação de rotas integradas e a valorização das potencialidades culturais, naturais, históricas e produtivas do território.
Para o secretário de Turismo de Bagé, Gustavo Andrade, a articulação entre os municípios é fundamental para consolidar o Pampa como um destino turístico integrado. “Temos um território com uma identidade muito forte e potencialidades que se complementam. Quando os municípios trabalham de forma articulada, conseguimos transformar essas características em produtos e rotas turísticas, ampliar nossa capacidade de promoção e fortalecer o turismo como instrumento de geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. A presença conjunta da Região do Pampa neste encontro demonstra que estamos avançando na construção de uma agenda regional para o turismo”, destacou Andrade.
De acordo com o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Rafael Ayub, o trabalho conjunto é um fator-chave para ampliar a visibilidade dos destinos, qualificar a oferta turística e transformar o turismo do Pampa em uma importante ferramenta de desenvolvimento econômico e social para toda a região.