O Palacete Pedro Osório recebeu, na noite desta quinta-feira (5), a palestra “A Fórmula do Sucesso para o Turismo: Tecnologia (I.A), Emoções e Conexões”, ministrada por Ana Paula Schmidt. A atividade foi promovida pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em parceria com o Sebrae-RS, e marcou o encerramento do programa de qualificação do turismo. Cerca de 200 alunos participaram das capacitações.
O programa de qualificação buscou ao longo de dez encontros capacitar e fortalecer o setor turístico do município, com foco na qualificação dos profissionais, na inovação e no aprimoramento dos serviços e do atendimento aos visitantes, contribuindo para o desenvolvimento do turismo local e foi proporcionado através da parceria da Prefeitura Municipal de Bagé com o Sebrae-RS.
A palestrante da noite, Ana Paula Schmidt, que possui mais de 15 anos de experiência nas áreas de negócios, Customer Success, tecnologia e marketing, abordou durante sua conversa com o público presente as relações entre inteligência artificial, emoções e conexões humanas no desenvolvimento do turismo, destacando como a tecnologia e a valorização das relações interpessoais podem contribuir para qualificar os serviços e proporcionar experiências mais significativas aos turistas.
A representante do Sebrae-RS, Elis Silva, presente no evento, destacou a importância da integração entre os empreendedores, o poder público e os diferentes setores envolvidos na atividade turística. Segundo ela, a parceria entre a Prefeitura e o Sebrae fortalece a governança e a construção coletiva de ações em prol do desenvolvimento do turismo.
O secretário municipal de Turismo, Gustavo Andrade, ressaltou que o fortalecimento do setor depende da participação conjunta de todos os envolvidos. “Não há turismo que resista sem a coletividade de todos os setores e do trade turístico. O papel da Secretaria de Turismo é apenas um passo diante de tudo o que precisamos construir e fortalecer. Bagé agradece muito essa parceria e, cada vez mais, vamos buscar oportunidades de qualificação e desenvolvimento. Com as ações de qualificação, articulação entre empreendedores e estruturação de novos produtos turísticos, a parceria entre a Prefeitura de Bagé e o Sebrae-RS fortalece o que já temos, amplia a oferta turística e consolida o município como destino na região da Campanha Gaúcha”, afirmou.
O evento também contou com a participação de produtores e expositores locais de azeites, pães, biscoitos, licores, vinhos e artesanato, que apresentaram a diversidade de produtos locais.
Novos roteiros turísticos
Entre os resultados do programa de qualificação está a estruturação de dois novos roteiros turísticos, que ampliam as possibilidades de experiências e valorizam os atrativos e empreendimentos locais.
Um deles é o roteiro “Sabores de Santa Fé”, que integra a Pousada do Sobrado, a Cidade Cenográfica de Santa Fé, o Empório Santa Tecla e a Vinícola Peruzzo. A apresentação oficial está prevista para ocorrer durante o Festuris, em Gramado, na próxima semana.
O segundo roteiro, denominado “Caminho da Ancestralidade”, também integra os resultados da iniciativa e será lançado no dia 20 de novembro, data em que é celebrado o Dia da Consciência Negra. O percurso contempla diferentes espaços históricos e culturais de Bagé, entre eles Zíngaros, o Museu, a Catedral, a Biblioteca Pública, o Caixeiral, o IMBA, a Casa de Cultura, as praças Silveira Martins e Carlos Telles, a Prefeitura, a Igreja da Conceição e o antigo Mercado Público.