A Secretaria de Turismo de Bagé (Setur), em parceria com a Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur), recebeu, nos dias 15 e 16 de agosto, uma Press Trip. A iniciativa reuniu jornalistas e profissionais da comunicação de diversas regiões do estado em uma imersão pelos principais atrativos e experiências turísticas do Pampa Gaúcho.
Organizada pela agência ConceitoCom, da jornalista Lucinara Masiero, a visita ao Pampa Gaúcho teve como foco o enoturismo, a gastronomia, as paisagens, a cultura, o patrimônio e as histórias que ajudam a construir a identidade da região. As agências de turismo receptivo Tchê Fronteira Turismo, Rotas da Terra, Saraiva Turismo e Sempre Forte Turismo acompanharam a programação, que também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
O roteiro na Rainha da Fronteira teve início na Vinícola Paraizo, com passagem pela Pousada do Sobrado. No dia seguinte, o grupo percorreu diferentes pontos turísticos de Bagé em um city tour panorâmico, passando por locais como o Museu Dom Diogo de Souza, Hospital Militar, Santuário de Nossa Senhora Conquistadora, Associação Rural, Parque do Gaúcho e o Centro Histórico Vila de Santa Thereza.
O percurso também passou pelas avenidas São Judas Tadeu e Bento Gonçalves, pelo bairro Jardim do Castelo, Avenida Sílvio da Silva Tavares, áreas próximas ao 25º GAC e ao 3º Batalhão Logístico, Estação Férrea e Praça da Estação, além do Instituto Municipal de Belas Artes e da Casa de Cultura Pedro Wayne. A Press Trip também incluiu visitas às vinícolas Guatambu e Cerros de Gaya.
De acordo com o secretário de Turismo, Gustavo Andrade, a visita dos profissionais da comunicação fortalece a divulgação da Rota do Pampa Gaúcho e amplia a visibilidade de Bagé, promovendo as experiências e os potenciais turísticos da região. “Receber uma Press Trip como essa em Bagé é uma oportunidade muito importante para apresentar, de forma autêntica, aquilo que temos de melhor. Os profissionais puderam vivenciar a nossa cidade, conhecer nossa história, nossa cultura, nossa gastronomia, nossos vinhos e, principalmente, perceber a identidade e a hospitalidade que fazem parte do Pampa Gaúcho”, destacou.
Segundo o titular da pasta, a visita também demonstra a força do trabalho integrado entre o poder público, os empreendimentos turísticos e as agências de turismo receptivo. “Essa união é fundamental para fortalecer nossos destinos, qualificar as experiências oferecidas aos visitantes e ampliar a divulgação de Bagé e de toda a região”, completou.