Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Bagé
Estado do Rio Grande do Sul
Acesso Rápido
COVID-19 Transparência Ouvidoria Perguntas Frequentes Mapa do Site
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Bagé
Prefeitura de Bagé
Município
  • História
  • Mapas
  • Dados estatísticos
  • Estrutura Administrativa
    • Estrutura Administrativa
    • Coordenadorias
    • Escolas
    • Unidades de Saúde
    • Frota de Veículos
  • Símbolos municipais
Atos Normativos
  • Atos Delegatórios
  • Instrução Normativa
  • Tabela de diárias
Decretos
  • Decretos - 2026
  • Decretos - 2025
  • Dispõe sobre o Plano de Contratações Anual - PCA
  • Decretos de Situação de Emergência
  • Decretos de Contratação Direta
  • Decretos - Diversos
  • Decretos de correção monetária
  • Decretos de parcelamento - revigora lei nº 5628/2016
  • Regulamenta Pregão
  • Decretos de prescrição em lote
  • ReCOM
  • Decreto do Domicílio Eletrônico do Contribuinte
  • Decreto Margem 40% Consignação
  • Decretos de regime especial de fiscalização
  • NFSE
  • Decretos COVID 19
Mural
  • Audiência Pública
  • Auditoria
  • Chamada Pública
  • Chamamentos
  • Concursos
  • Convênios
  • Dispensa de Licitação
  • Editais
  • Nomeações
  • Portarias
  • Processos Seletivos
Eventos
Ouvidoria
  • Ouvidoria
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Perguntas Frequentes
Legislação
Serviços ao Servidor
Acesso à informação
Lista de devedores de ICMS/IPVA
Galeria de Aplicativos
Arquivo Público Municipal
SMASI_Cadastro_atingidos_eventos_climaticos
Marcas e Sinais
INFORMATIVO PIT
Segunda via IPTU
Notícias
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • 1º Festival de Hip Hop da Fronteira marca celebração da arte de rua em Bagé
SECUL

1º Festival de Hip Hop da Fronteira marca celebração da arte de rua em Bagé

Foto: Jeferson Vainer
Foto: Jeferson Vainer

Integrando a programação oficial das comemorações dos 215 anos de Bagé, o 1º Festival de Hip Hop da Fronteira, promovido pela Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Cultura, encerrou suas atividades neste domingo (26), consolidando a ocupação artística e cultural no centro da cidade, em frente a Casa de Cultura Pedro Wayne.

O público acompanhou uma programação, que contou com performances de dança urbana, painéis temáticos sobre a história do movimento Hip Hop, apresentações musicais e intervenção de graffiti ao vivo.

O secretário de Cultura, Zeca Brito, destaca a diversidade das manifestações artísticas presentes no município. "Bagé é uma cidade de todas as artes. Trazer a potência das rimas, da dança e do graffiti para a frente da Casa de Cultura é ocupar o espaço público com vida, pertencimento e respeito à nossa história urbana” , afirma.

Batalha do Conhecimento
Durante a noite, foi realizada a Batalha do Conhecimento (no formato bate e volta), que reuniu MCs da região em rimas improvisadas e temáticas. A grande final, disputada entre DEKKXD e Zuuks, teve como tema central a "Cultura de Bagé".

O MC DEKKXD sagrou-se o grande campeão da edição e conquistou o primeiro Prêmio César Jacinto, troféu criado em homenagem ao legado de César Jacinto, referência histórica do movimento negro e da cultura de Bagé.

Ao receber a premiação, DEKKXD destacou a sua dedicação e o sentimento de gratidão. "Eu não sei nem o que falar, nunca tô preparado. Acho que sou o MC mais frustrado comigo mesmo, porque sei que vou chorar quando perder, mas não sei o que falar quando ganho. Só tenho muito a agradecer a todo mundo que apoia minha caminhada. Faz muito tempo que eu venho batendo na trave, e essa vitória significa muito. Esse mano [Zuuks] merecia demais também, faz um corre gigante", declarou o campeão.

União pela cultura Hip Hop
A curadoria do Festival foi conduzida por Kiim Paz, Zava e Negga Guedes, que enfatizaram o caráter coletivo do evento e a importância do fomento público para a sustentabilidade da arte urbana e periférica.

Durante a cerimônia de encerramento, Negga Guedes destacou a união da comunidade e a necessidade de olhar para a periferia: “É para lá (a periferia) que a gente tem que levar a cultura. É de lá que a gente tem que salvar pessoas”, apontou.

“Esse festival não foi feito só por nós, todo mundo que está aqui tem um pouco dele. Lutamos, corremos e batemos no peito pra fazer acontecer, e deu certo. É uma alegria no coração saber que todo artista que participou vai ser pago por estar aqui, porque a gente não vive só de sonho, precisamos colocar comida na mesa”, ressaltou Kiim Paz.

O curador Zava também reforçou que a realização do Festival era um sonho antigo da comunidade Hip Hop, tornando-se, finalmente, realidade. "É um evento que estava planejado há muito tempo, e desta vez tivemos facilitação logística e apoio da Secretaria de Cultura”, finalizou.

Informações da Prefeitura
Portal desenvolvido pelo Setor de Tecnologia da Prefeitura Municipal de Bagé
Município
História
Mapas
Dados estatísticos
Estrutura Administrativa
Símbolos municipais
Atos Normativos
Atos Delegatórios
Instrução Normativa
Tabela de diárias
Decretos
Decretos - 2026
Decretos - 2025
Dispõe sobre o Plano de Contratações Anual - PCA
Decretos de Situação de Emergência
Decretos de Contratação Direta
Decretos - Diversos
Decretos de correção monetária
Decretos de parcelamento - revigora lei nº 5628/2016
Regulamenta Pregão
Decretos de prescrição em lote
ReCOM
Decreto do Domicílio Eletrônico do Contribuinte
Decreto Margem 40% Consignação
Decretos de regime especial de fiscalização
NFSE
Decretos COVID 19
Mural
Audiência Pública
Auditoria
Chamada Pública
Chamamentos
Concursos
Convênios
Dispensa de Licitação
Editais
Nomeações
Portarias
Processos Seletivos
Eventos
Ouvidoria
Ouvidoria
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Perguntas Frequentes
Legislação
Serviços ao Servidor
Acesso à informação
Lista de devedores de ICMS/IPVA
Galeria de Aplicativos
Arquivo Público Municipal
SMASI_Cadastro_atingidos_eventos_climaticos
Marcas e Sinais
INFORMATIVO PIT
Segunda via IPTU
Notícias

Redes Sociais

Prefeitura de Bagé Prefeitura de Bagé
Fale Agora Refazer a busca