Festival contará com apresentações de Gaúcho da Fronteira, Lucio Yanel, Daniel Torres, André Teixeira, Hermanos Guedes, Thiago Reder e Fabiano Índio e Duo Salamanca
A 14ª Galponeira de Bagé reunirá sete atrações musicais entre os dias 4 e 6 de setembro, no Largo do Centro Administrativo. Além das músicas concorrentes, o público acompanhará apresentações de André Teixeira, Hermanos Guedes, Lúcio Yanel, Daniel Torres, Thiago Reder e Fabiano Índio, Duo Salamanca e Gaúcho da Fronteira.
O evento é promovido pela Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e reforça a integração entre artistas, ritmos e territórios ligados à cultura do Pampa. A programação reúne artistas de diferentes gerações e trajetórias, com repertórios ligados à música regional gaúcha e às expressões culturais compartilhadas entre Brasil, Uruguai e Argentina.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi destaca que as atrações reforçam a importância da Galponeira no cenário cultural e musical da região. “A Galponeira volta a reunir grandes artistas e diferentes expressões da música regional. Estamos preparando um festival que valoriza as nossas raízes, promove o encontro entre gerações e fortalece Bagé como uma referência cultural ligada à identidade do Pampa”, afirma Mainardi.
O secretário municipal de Cultura, Zeca Brito, ressalta que a definição das atrações ocorreu em conjunto com a comissão organizadora, buscando reunir diferentes momentos e expressões da música regional. “As atrações da Galpoeira foram escolhidas junto à comissão organizadora depois de um longo debate que buscou conciliar história, tradição e modernidade. Juntamente com grandes nomes, que também serão homenageados, a programação traz jovens artistas que despontam no cenário da música gaúcha pelo talento e identificação com público”, reforça.
Gaúcho da Fronteira
Com mais de cinco décadas de carreira, Gaúcho da Fronteira é um dos mais reconhecidos intérpretes da música regional. Ao longo da carreira, lançou dezenas de trabalhos, conquistou discos de ouro e platina e levou sua música a diferentes regiões do Brasil e também ao exterior. Entre seus sucessos estão “Nheco-vari Nheco-fun”, “Utilidade do Dedo” e “Praia Gaúcha”. O artista se apresenta no dia 6 de setembro.
Lúcio Yanel
Violonista, compositor, intérprete e folclorista, Lucio Yanel é uma referência do violão regional sulino. Radicado no Brasil há mais de 40 anos, desenvolveu uma obra conectada às culturas do Brasil, da Argentina e do Uruguai. O músico sobe ao palco no dia 5 de setembro.
Daniel Torres
Conhecido como o “cantor do Mercosul”, Daniel Torres construiu sua trajetória unindo a música nativista gaúcha aos repertórios latino-americanos. O artista acumula mais de 50 premiações como melhor intérprete em festivais e se apresenta no dia 5 de setembro.
André Teixeira
André Teixeira atua há 25 anos na música regional gaúcha. O cantor e compositor possui uma trajetória premiada nos festivais nativistas e dez álbuns gravados. A apresentação será no dia 4 de setembro.
Hermanos Guedes
Formado por Anahy, Karaí e Andresito, o Hermanos Guedes dá continuidade à tradição musical da família Guedes, iniciada pelo seu avô Chico Guedes, gaiteiro missioneiro. O grupo reúne influências da cultura gaúcha, da memória guarani e da música sul-americana e se apresenta no dia 4 de setembro.
Thiago Reder e Fabiano Índio
Thiago Reder e Fabiano Índio combinam o folclore gaúcho e latino-americano com arranjos contemporâneos. O repertório da dupla percorre ritmos brasileiros, uruguaios e argentinos. A apresentação será no dia 5 de setembro.
Duo Salamanca
Formado pelo bageense Guilherme Collares e pelo uruguaio Julio César Froz, o Duo Salamanca atua desde os anos 1990 com repertórios da música regional sul-americana. A dupla possui premiações conquistadas no Brasil e no Uruguai e se apresenta no dia 6 de setembro.
Músicas concorrentes
A 14ª Galponeira recebeu 506 músicas inscritas por compositores de mais de 50 municípios do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Uruguai. Ao todo, 14 composições serão selecionadas para participar do festival.