A gestão da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) tem destacado como marca de gestão: a transversalidade de suas ações. Com isso, a Seinfra tem como proposta uma iniciativa junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa) para instalação de lixeiras pequenas em diversos pontos de grande fluxo de pessoas em Bagé.
Segundo o titular da Seinfra, Edegar Franco, a ação permitirá que as pessoas façam o descarte sem precisar ter que se deslocar até pontos com lixeiras maiores ou contêineres. “Pensamos em colocar em pontos como praças, por exemplo. É uma iniciativa que favorece também para gerar uma maior conscientização ambiental das pessoas e manter a cidade limpa”, salienta Franco. Ele complementa que a previsão inicial é de instalar uma quantidade superior a 300 lixeiras.
Edegar Franco ressalta que a pasta já está trabalhando no edital para fazer a compra das lixeiras. “Nós já estamos com os documentos para fazer a aquisição desses itens e, assim que passar esse processo burocrático de compra das lixeiras, teremos uma condição melhor para fazer a limpeza de ruas e praças”, informa.
A titular da Semapa, Milena Hecht, também destaca a iniciativa: “Oportunizar recipientes para o descarte dos resíduos é uma forma de estimular a consciência ambiental da população, além de contribuir para melhorar o aspecto das ruas e praças da cidade”, comenta a secretária.