A Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), anuncia a retomada do projeto Fábrica de Gaiteiros no município. A iniciativa, idealizada pelo músico Renato Borghetti, oferece aulas gratuitas de gaita-ponto para crianças e adolescentes e é reconhecida por seu impacto na formação musical e cultural de centenas de jovens em todo o Rio Grande do Sul.
A confirmação da retomada foi anunciada após reunião realizada nesta sexta-feira (9), em Porto Alegre, pelo secretário de Cultura, Zeca Brito, e Renato Borghetti. Agora que pendências financeiras da gestão anterior, que impediam a retomada do projeto, já foram realizadas, a Secult apresentou uma proposta de renovação da parceria, com algumas ampliações. “Estamos preparando um novo convênio com o dobro do tempo de duração, ampliando o alcance da Fábrica. Nos próximos dias estaremos abrindo inscrições para as turmas de 2025 ", ressaltou Zeca Brito.
Vale ressaltar que, na reunião, a equipe da Fábrica de Gaiteiros apresentou o novo calendário de atividades. O cronograma prevê uma apresentação especial em dezembro, com alunos de diversas cidades do Estado, incluindo Bagé. “A Fábrica transforma a vida de centenas de crianças, um projeto que nos orgulha e que fortalece nossa cultura. Estamos muito felizes em retomar o projeto em Bagé”, destacou Borghetti.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi também celebrou a retomada do projeto e destacou sua importância para a formação cultural e cidadã das novas gerações. “A música gaúcha é parte da nossa identidade e tem uma presença muito forte em Bagé. A gaita é uma tradição linda, que não podemos deixar morrer. Tenho muito orgulho de ter a chance de retomar um projeto que, além de preservar a cultura, tem um papel educacional e surge como uma alternativa saudável e criativa para as crianças da nossa cidade”, afirmou.
As atividades da Fábrica de Gaiteiros acontecerão no Centro de Desenvolvimento da Expressão Odessa Macedo, localizado no segundo andar da Casa de Cultura Pedro Wayne e serão ministradas pelo gaiteiro Guilherme Moraes Cortes.