O Ambulatório de Especialidades do Hospital da Santa Casa de Caridade registrou um fluxo intenso de doadores durante a segunda ação de coleta de sangue do ano, realizada neste sábado. Das 10p fichas disponibilizadas para a ação, 92 foram distribuídas entre a manhã e o início da tarde.
A iniciativa é realizada pela equipe técnica da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência de Bagé, clubes de Rotary, Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) e o Hospital da Santa Casa de Caridade
Segundo a secretária de Saúde, Terezinha Ricaldone, essa ação é extremamente importante para a região, por se tratar da única oportunidade no mês para que os doadores participem da ação em Bagé. A secretária ainda ressalta que a demanda por sangue é grande, uma vez que o Hemopel abastece não apenas Bagé, mas também outras cidades da região. “Essa coleta é uma ocasião muito importante para a gente, pois ajuda no abastecimento do Hemopel e, automaticamente, no abastecimento de sangue de Bagé”, afirma.
O coordenador do serviço de enfermagem da Secretaria de Saúde, Antonio Soares, enfatiza a importância de manter uma reserva constante de sangue, lembrando que ele é utilizado não apenas em cirurgias, mas também em casos clínicos e de acidentes. “Precisamos divulgar essas ações até onde for possível. Já temos um calendário definido para todo o ano e nossa intenção é realizar uma campanha de coleta por mês”, afirma.
A próxima campanha está programada para ocorrer no dia 22 de março.