A Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência tem atuado para encerrar as filas de atendimento em especialidades que estavam represadas. A titular da pasta, Terezinha Ricaldone, divulgou que filas de espera para consulta em várias especialidades já conseguiram ser reduzidas e até zerar.
A secretária informa, por exemplo, que já é oferecida à população consultas em endocrinologia, o que permite que os pacientes não precisem mais viajar para outras cidades. As consultas para essa especialidade são cadastradas pelo sistema Gercon (Gerenciamento de consultas). “Também já estamos negociando com especialistas em reumatologia e traumatologia. São duas especialidades que têm uma demanda elevada para consultas e esperamos zerá-las em torno de três a quatro meses”, projeta Terezinha Ricaldone.
Além disso, a secretária de Saúde reforça que o PAM está operando com consultas em especialidades. “O objetivo agora é organizar o fluxo de consultas que são direcionadas a partir das unidades básicas de saúde. Isso permitirá que se evite deslocamentos desnecessários do paciente entre posto de saúde e PAM. Para isso também estamos com praticamente todas as unidades de saúde com telefones re-instalados, o que facilitará ainda mais todos esses processos”, acrescenta a titular da Saúde municipal.
De acordo, com a secretária, neste período de quatro meses de nova gestão, o trabalho inicial foi focado em não interromper a prestação de serviços da pasta, no que se refere a contratos e convênios que estavam vencidos em 31 de dezembro de 2024. “Nesse período já tivemos alguns avanços dada a situação que recebemos, o foco é qualificar ainda mais os nossos serviços”, enfatiza a gestora.