O mês de setembro é um período em que se enfatiza uma maior atenção sobre a saúde mental. O chamado “Setembro Amarelo” é uma campanha nacional que tem como objetivo destacar a necessidade da promoção da saúde mental e da prevenção aos casos de suicídio.
Em Bagé, uma série de atividades estão previstas para ocorrer para ressaltar a importância do Setembro Amarelo.
Segundo a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Herondina Cavalheiro, as ações serão realizadas tanto nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) quanto de forma descentralizada. “Teremos ações diárias em sala de espera nos três CAPS; pintura do laço amarelo que identifica a campanha, na frente de cada unidade da RAPS e na calçada da Secretaria Municipal de Saúde”, informa Herondina.
Além dessas atividades específicas da campanha, será realizado no dia 8 de setembro, uma palestra para agentes comunitários com o psicólogo Juliano Morais Velleda.
Já no dia 10, será realizada uma ação na praça Silveira Martins (Coreto) com profissionais dos CAPS. Nessa ação, a comunidade será abordada com distribuição de folhetos com dicas de prevenção, identificação de sinais de alerta e como se deve agir em relação a cuidados com saúde mental.
Já no dia 25, está programada uma roda de conversa com profissionais da rede (enfermeiros e técnicos de enfermagem, no salão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com a psicóloga Franciele Siqueira. Também está prevista uma roda de conversa sobre prevenção de suicídio e dependência química nos grupos de usuários e dos familiares no Caps AD.