A integração das instituições ligadas à segurança pública em Bagé para melhor atender à população foi o assunto da reunião do prefeito Luiz Fernando Mainardi com o coronel Kleiton Renan Rodrigues Sedrez, comandante regional da Polícia Ostensiva Fronteira Oeste, que abrange Bagé, com sede em Santana do Livramento. A agenda foi realizada no Gabinete do Prefeito, nesta segunda-feira (6).
Na oportunidade, Mainardi autorizou o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Gilson Machado, a tomar as primeiras providências e contatos com o Ministério da Justiça para o retorno do Gabinete da Gestão Integrada (GGI) da Segurança Pública Municipal, incluindo o módulo do videomonitoramento. Vale ressaltar que o GGI é um fórum deliberativo e executivo composto por representantes do poder público das diversas esferas e por representantes das diferentes forças de segurança pública com atuação no Município.
Para o coronel Renan, a reunião foi positiva, pois mostrou a intenção do Governo em integrar os esforços dos órgãos ligados ao setor. “Para levar a segurança pública à população, devemos ter a cooperação da Brigada, a Guarda Municipal e os demais órgãos. Eu acho que é muito importante que o município assuma a coordenação disso”, afirma o comandante.
Guarda Municipal tem superintendente interino
Também participaram o subcomandante do 6º Regimento e Polícia Montada (6º RPMon), capitão Pedro Oscar Puhl da Silva e o superintendente adjunto da Guarda Municipal de Bagé, sargento Luis Felipe Rosa da Silveira. Na ocasião, foi comentado que Silveira comandará, interinamente, a Guarda Municipal nos próximos 60 dias. O sargento se formou no 6º RPMon e atua há mais de 35 anos na segurança pública, tendo participado de diversos cursos e operações.