Capacitar os servidores municipais a fim de identificar, acolher e encaminhar mulheres em situação de violência doméstica. Este foi o objetivo do curso realizado na manhã desta terça-feira (29), pela Prefeitura de Bagé, na Escola Municipal de Administração Pública (EMAP).
A capacitação, que teve como público-alvo os agentes comunitários de saúde, foi ministrada pela advogada Lélia Lemos de Quadros, especialista em Gestão em Políticas na Perspectiva de Gênero e Promoção da Igualdade Racial.
Um dos principais eixos do curso foi promover conhecimento sobre a Lei Maria da Penha, formas de violência, rede de atendimento e protocolos de acolhimento.
“Essa formação vem para que os servidores, lá na ponta, que atuam diretamente com as mulheres, tenham esse olhar e identifiquem o que é violência doméstica e conheçam a rede de atendimento e enfrentamento. Também é necessário saber como acolher essas mulheres, como agir em situação de violência e onde procurar ajuda para que essas mulheres sejam atendidas”, explicou Lélia.
A diretora da EMAP, Nádia La Bella, destaca que essa demanda foi uma solicitação recebida pela Secretaria de Saúde. “Houve uma percepção por parte dos agentes de saúde e dos visitadores do PIM, de alguns vestígios de violência doméstica em algumas comunidades visitadas, então é muito importante que esses servidores sejam preparados para lidar com esse tipo de situação, para orientar as pessoas como proceder diante de uma situação de violência doméstica”, relatou.