A Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, por meio da Vigilância em Saúde, está atuando para identificar e combater focos do mosquito Aedes aegypti. As ações incluem visitas às residências a fim de identificar os focos e a aplicação de fumacê em algumas áreas. No município foram identificadas três pessoas com dengue, outros três casos estão em análise.
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Luana Silva, explica que o fumacê é aplicado em um raio de 150 a 200 metros do entorno das residências de pessoas com casos suspeitos ou confirmados de dengue. O objetivo da aplicação do inseticida é diminuir a população adulta do mosquito. “O produto é específico para uso em ações de saúde pública, na área urbana, e é aprovado pelo Ministério da Saúde. Orientamos que as pessoas abram as portas e janelas das residências enquanto o produto é aplicado, cubram alimentos e deixem os pets em locais abrigados. Essas são medidas de precaução, já que o produto não é tóxico para animais domésticos”, salienta.
A Vigilância em Saúde também orienta a população para que receba os agentes de endemias em suas residências. Os profissionais estarão devidamente identificados. Além de realizar busca por focos do mosquito, os agentes orientam a população sobre os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti.