Uma das pastas que, nesses 100 primeiros dias de nova gestão no Executivo municipal, teve forte atuação com suas equipes pela cidade foi a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra).
O titular da pasta, Edegar Franco, assumiu, concomitante à Seinfra, a Secretaria de Desenvolvimento Rural, o que segundo ele foi importante, já desde o começo do ano, para trabalhar com os recursos físicos, humanos e financeiros de forma integrada para atender à comunidade pela busca de máxima eficiência e qualidade dos serviços. Franco também destaca que, nesse primeiro momento, as equipes da Seinfra atenderam as demandas mais urgentes da população; avaliar as condições de infraestrutura existente, bem como planejar intervenções estratégicas.
Iluminação pública e limpeza urbana
Um dos exemplos de serviços que estão sendo realizados pela pasta com retorno eficiente à comunidade é o de iluminação pública. O percentual de atendimento às solicitações ultrapassa o 90% no período. Entre fevereiro e março foram colocadas luminárias em prédios como a Escola Municipal de Ensino Fundamental Fundação Bidart; avenida Espanha; avenida Visconde Ribeiro de Magalhães; troca de Led’s em 15 pontos da cidade, como centro e bairro Ivone, além de instalação de novas estruturas de iluminação na Pista de Atletismo.
O setor de limpeza urbana também tem atuado de forma efetiva, como aponta o secretário. Desde o mês de janeiro equipes da pasta estão concentradas em varrição de ruas, manutenção de áreas verdes, operações de corte de grama, retirada de lixo e entulhos, limpeza de praças e outros espaços públicos.
Em março, por exemplo, foram 26 dias com corte de grama, sendo um diferencial a iniciativa de ter uma equipe para fazê-lo em ruas da área central no turno da noite. Segundo Edegar Franco, o serviço oportuniza maior eficiência sem provocar transtornos ao trânsito.
Patrolamento e ações de reparos
Em ações de patrolamento de vias urbanas foram mais de 50 dias de trabalhos em diversos bairros da cidade. Pelo mesmo setor, em janeiro, foram produzidas mais de 25 toneladas de asfalto que beneficiaram vias de grande circulação, tais como avenida Visconde Ribeiro de Magalhães; avenida Portugal; avenida Angélica Jardim; avenida São Judas; rua do Acampamento; avenida Espanha; avenida Narciso Suñe e bairro Bonito.
A pasta também transportou cargas de cascalho para áreas que estavam em estado crítico como Tiaraju, São Domingos, Castro Alves, entre outros bairros; e rejeito asfáltico para locais como Bella Vista.
Desde janeiro, a Secretaria de Infraestrutura concentrou esforços em ações de tapa-buracos em pontos da cidade. Desse período até o mês de março foram atendidas ruas de bairros como Santa Flora, Passo das Pedras, São Jorge, Getúlio Vargas e Centro. O foco dos reparos foi para atender áreas que tenham alto fluxo de tráfego e críticas para a mobilidade urbana.
Calçamento de ruas
Edegar Franco explica que, nesse primeiro momento de gestão, o Município quitou o saldo devedor deixado pela gestão anterior, por exemplo, com a empresa que fornece blocos e brita. “Inicialmente, nós retomamos o crédito com a empresa. Isso foi importante para reiniciar obras como a rua Emílio Grillo que tinha pouco mais de 10 metros de calçamento”, explica o gestor da Seinfra. A rua Emílio Grillo, no bairro Popular, teve o calçamento finalizado no dia 22 de março.
Na semana seguinte, as equipes da Seinfra começaram os trabalhos preparatórios de pavimentação para recebimento e colocação dos blocos entre travados na rua Luiz Maria Ferraz, no bairro Tarumã. O calçamento desta via já supera os 25%.
A Seinfra também efetuou diversos serviços de drenagem, com mais de 120 bueiros instalados, somados a estruturas também disponibilizadas por moradores.
Outras demandas atendidas pela pasta
Além de as equipes da Seinfra realizarem durante os primeiros meses do ano um trabalho focado em corte de grama; limpeza de ruas e espaços públicos, servidores da pasta também atuaram na recuperação de brinquedos instalados nas praças. “A equipe de Serralheria fez o conserto de brinquedos e demais equipamentos que estão instalados nas praças da cidade. Trata-se de uma linha nova de trabalho que começamos”, complementa o gestor.
Ele também informa que a Seinfra auxiliou demais pastas em atividades realizadas pelo Governo Municipal, como o Carnaval 2025, quando deu suporte elétrico, e para as provas do Veloterra, com instalação de luminárias.
De acordo com o secretário Edegar Franco, a articulação da Seinfra com a SDR possibilitou nesses 100 dias que fossem realizadas “ações integradas para modernização da infraestrutura, sustentabilidade, reforçando o compromisso da qualidade de vida da população de Bagé”.