Desde o começo da atual gestão, a pasta da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) elabora um levantamento das atividades realizadas ao longo dos meses. A medida é uma forma de trazer transparência à população, bem como oportunizar que a administração tenha como analisar os serviços realizados a fim de buscar a melhora constante à comunidade.
O titular da pasta, Edegar Franco, salienta que o conjunto de ações desenvolvidas no período demonstra a capacidade técnica e operacional da administração municipal em promover transformações estruturais significativas. “A atuação coordenada entre as secretarias permitiu otimizar recursos humanos e materiais, gerando sinergias que ampliaram o impacto dos serviços prestados à população”, comenta Franco citando a gestão compartilhada com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Pavimentação
Dessa forma, o levantamento indica que em abril, por exemplo, o setor de pavimentação da pasta utilizou um total de 49 toneladas de massa asfáltica na operação tapa-buraco e em recuperação de vias, num total de 38 registros para esse tipo de ação. Foram 22 registros para correção de buracos (58%); recuperação estrutural de vias com oito indicadores (21%) e oito destaques para limpeza e apoio (21%).
Setor de obras e iluminação pública
Já o setor de obras da pasta realizou 42 serviços de manutenção urbana e até obras de infraestrutura que vão de instalação de bueiros; limpeza e desobstrução de valetas, caixas de inspeção e bueiros; conserto de rede hidráulica; instalação de postes, entre outros.
Já o setor de iluminação pública contou com a execução de 144 serviços, incluindo atendimentos a demandas espontâneas, como plantões, 80 registros e serviços programados. Deste total, 64 foram serviços solicitados, atingindo um total de 98,3% na execução.
Limpeza urbana
Em relação aos serviços de limpeza urbana e serralheria, foram inúmeras as atividades realizadas ao longo de abril, tais como a contínua ação de varrição e limpeza de ruas nas principais vias de Bagé. Também foram destaque: a manutenção de praças e áreas públicas; residenciais e áreas verdes, com atividades de limpeza, retirada de lixo, corte de grama, entre outros.
O setor de serralheria também teve um desempenho eficiente com sucessíveis reparos em estruturas como os brinquedos instalados em praças.
Segundo o gestor da Seinfra, os indicadores revelam um modelo de gestão que combina planejamento estratégico com capacidade de resposta às demandas emergenciais. “A substituição progressiva de equipamentos de iluminação pública por tecnologia LED, associada à manutenção preventiva da malha viária, reflete uma visão de modernização alinhada com princípios de sustentabilidade", finaliza Edegar Franco.