O Governo Municipal, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), vem intensificando o trabalho de manutenção das estradas rurais de Bagé. Nas próximas semanas, a prioridade serão as estradas da região de Palmas. Além das estradas rurais, a pasta administra outros setores, como a Patrulha Agrícola, o Serviço de Inspeção Municipal, a Abaleite e o Programa Dissemina.
Algumas das estradas atendidas pelas equipes nas últimas semanas foram: Serrilhada, Igrejinha, Joca Tavares e Olhos D’água. “As próximas estradas que vamos priorizar serão as da região de Palmas. Algumas delas são: Capão Alto, Corredor dos Brasil, Corredor dos Collares, Corredor da Lixiguana, Coxilha das Flores e Pedra Grande. O nosso objetivo é que no dia 17 de fevereiro, quando iniciam as aulas, essas estradas estejam em boas condições para o trânsito dos estudantes”, salientou o secretário da SDR, Edegar Franco.
Franco também explica sobre o funcionamento da Patrulha Agrícola: “Esse é um programa municipal que disponibiliza maquinário, tratores e implementos agrícolas, para as pequenas propriedades rurais com o objetivo de facilitar a produção”, afirma. Ainda segundo o secretário, o Programa Dissemina é outro projeto que tem como propósito auxiliar os produtores. “O Dissemina foi implantado pelo governo estadual para fomentar o melhoramento genético dos rebanhos de corte e de leite dos municípios gaúchos. No momento, temos atendido pequenos produtores, criadores de rebanhos leiteiros, mas há a proposta de expansão do programa para rebanhos de corte”.
Outras duas políticas públicas desenvolvidas na SDR são o Serviço de Inspeção Municipal, que consiste na inspeção de 25 agroindústrias por equipe uma técnica de servidores municipais, e a Abaleite - criada em 2024, consiste em um canal de comercialização para o leite in natura para os produtores rurais, conforme as normativas no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). No momento, a Abaleite conta com 12 sócios que produzem cerca de 15 mil litros de leite por mês. Em 2025, foi disponibilizado pelo município, de 4 em 4 dias, um caminhão para o transporte da produção.