O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi tema de reunião do prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, com representantes da Cooperativa Terra Livre e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Adelar Preto, Ildo Ferreira, Carlos Pansera e Mariele Maciel, respectivamente.
O objetivo do encontro realizado na terça-feira (25) foi apresentar o programa, mas também o que há à disposição de produtos que a reforma agrária no estado do Rio Grande do Sul tem para o fornecimento em alimentação escolar para o município de Bagé.
Conforme o representante da Cooperativa Terra Livre, Carlos Pansera, foram apresentados os produtos industrializados pela entidade, como leite em pó; o arroz; o suco; o arroz orgânico; feijão; mel e outros produtos. “Também apresentamos os produtos in natura que são produzidos aqui na região, no entorno dos assentamentos de Bagé, Hulha Negra e Candiota”, comentou Pansera.
O representante da cooperativa também destacou as formas de o município trabalhar com o programa de aquisição de alimentos. Primeiramente, as cooperativas da região estão organizadas para fornecer alimentos para cerca de mil famílias que estejam em situação de emergência alimentar. “Assim como também debatemos que a Prefeitura de Bagé possa encaminhar o cadastramento de uma agenda junto ao Ministério do Desenvolvimento Social para também obter recursos e aplicar recursos neste programa. Outra possibilidade é por meio da ação de doação simultânea às famílias aqui de Bagé. É uma fonte de recursos que está aberta junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e que as prefeituras precisam se cadastrar para ter acesso”, explicou Pansera.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) visa a compra direta de alimentos de agricultores familiares, sem necessidade de licitação, sendo destinada para pessoas que estejam em condição de insegurança alimentar nutricional. O programa também é voltado para a rede socioassistencial; equipamentos de segurança alimentar e nutricional e à rede pública e filantrópica de ensino