O Centro de Desenvolvimento da Expressão Odessa Macedo, que teve suas atividades retomadas na atual gestão do prefeito Luiz Fernando Mainardi, já conta com a realização de suas primeiras oficinas para a comunidade.
Conforme o diretor do CDE Odessa Macedo, Gabriel Medeiros, a ideia do trabalho é desenvolver oficinas permanentes para a escola, porém como o espaço está em processo de retorno, foi decidido que as primeiras atividades fossem somadas ao carnaval.
Dessa forma, foram abertas duas oficinas gratuitas e abertas à comunidade abordando a temática. A primeira conta com aulas ministradas pela artista plástica Cléia Camargo, com oficina de decoração carnavalesca. O objetivo é a construção de decoração carnavalesca para o baile municipal da folia. “Essa oficina tem esse caráter pedagógico e cultural, que proporciona aos alunos um amplo envolvimento com a agenda do carnaval”, destaca Medeiros.
A oficina está sendo realizada na Galeria Edmundo Rodrigues, no Palacete Pedro Osório.
Medeiros informa que a outra oficina que está sendo oferecida no CDE Odessa Macedo é relacionada ao “teatro do oprimido” – técnica brasileira baseada a partir da pedagogia de Paulo Freire, que busca fazer com que as pessoas possam contar suas próprias histórias, valorizando o protagonismo delas. “Estamos debatendo questões da cidade a partir dessa oficina. Ela traz um ineditismo e foca nesse olhar mais crítico em termos de abordagem teatral. Além de que ela dialoga com o carnaval que voltou a ser realizado em Bagé depois de muitos anos”, comenta Medeiros.
Essa oficina também terá o último encontro na próxima semana. O curso é ministrado pelo próprio diretor do CDE Odessa Macedo, Gabriel Medeiros.