Trabalho, dedicação e esmero são as palavras escolhidas por Gilberto Alágia de Oliveira, o Beto Alágia, vice-prefeito de Bagé e secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do município, para descrever as atividades desenvolvidas nesse início de governo.
Empresário há mais de 45 anos, ele aponta a recuperação da cidade como o maior desafio da função. “Estamos trabalhando bastante para reconstruirmos a nossa cidade, para que possamos ter orgulho da nossa cidade e consigamos, todo o governo, atender a grande expectativa que é depositada em nós por toda a população bageense”, disse Beto Alágia.
Segundo ele, os primeiros dias na gestão têm sido de muito trabalho, a fim de se apropriar das informações necessárias para atender à população. “Estamos trabalhando de forma muito séria, muito comprometida e certamente vamos colocar a nossa cidade onde ela deveria estar”, afirmou. O vice-prefeito destacou que a cidade tem muitas dívidas e a sua recuperação é o principal desafio dos gestores. “Nós herdamos uma cidade com um passivo absurdo, que vai passar dos 500 milhões de reais. Mais de meio bilhão. Então, é enorme o desafio. Como nós vamos organizar isso? Nos apropriando das informações. E contamos com uma equipe muito séria, muito comprometida, muito qualificada e que conhece muito a gestão pública”, disse.
No que concerne à pasta do Desenvolvimento Econômico, Beto Alágia explica que o Governo Municipal deve fomentar algumas iniciativas, mas também apoiar outras que já existem. “As feiras, que já são organizadas aqui em Bagé, vão receber nosso apoio. Queremos também ouvir os empreendedores, ver as suas necessidades. Observarmos qual o melhor caminho para ajudá-los a conquistar cada vez mais espaço dentro do segmento em que eles se propõem. Eu creio que essa é a função básica do poder público municipal”.
Questionado sobre suas primeiras impressões nesta incursão na gestão municipal, Beto Alágia se mostrou animado. “Está sendo uma experiência fantástica, lidando com pessoas que conhecem muito de política e de gestão pública”, disse. Ele destacou que a sua personalidade bairrista, foi o que o impulsionou a aceitar a tarefa de, junto com o prefeito Luiz Fernando Mainardi, estar à frente do Executivo municipal. “Eu defendo os interesses da minha cidade, brigo por ela. E talvez tenha sido isso que me levou a participar da política, a fazer parte do governo e ter como objetivo a recuperação da cidade. Uma recuperação econômica, moral e ética também”, disse.