A Prefeitura de Bagé, por meio do gabinete do vice-prefeito, deu início à segunda etapa do projeto Desenvolve Cinturão Verde, que visa fomentar a produção, gestão e comercialização da agricultura familiar. A segunda etapa foi marcada por uma reunião com cerca de 25 produtores da localidade do Passo dos Peres, na noite desta quarta-feira (15). O projeto conta com a participação das universidades Unipampa, UERGS e Urcamp, do IFSUL, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Emater e das Secretarias do Desenvolvimento Rural (SDR) e do Desenvolvimento Econômico (SDI).
O Passo do Peres é a primeira localidade a ser visitada pelo grupo, que busca unir o conhecimento das instituições de ensino com o apoio técnico para fomentar o desenvolvimento. Durante a reunião com os agricultores foi apresentada uma ficha técnica para recolher informações dos produtores, que será incorporada ao diagnóstico que está sendo elaborado pelo grupo.
O Plano de Trabalho prevê a capacitação em gestão empresarial dos pequenos produtores a cargo das instituições de ensino, assim como o apoio técnico para as propriedades que será feito pela Emater e Secretaria de Desenvolvimento Rural da Prefeitura. Entre estas ações está a regularização fundiária para acesso a programas da agricultura familiar como o Pronaf e a ampliação do Programa Patrulha Agrícola.
“Na parte da comercialização dos produtos será feito, pela Prefeitura, um balanço de como os agricultores familiares podem vender seus produtos para as escolas do município, asilos e outras instituições. A escala de produção vai levar em conta o período das safras, coordenando com o cardápio das instituições”, explica o coordenador do grupo, o vice-prefeito Beto Alagia. Alagia também ressalta a importância do espírito associativo dos produtores para reduzirem custos da produção. Boas práticas desenvolvidas pelos produtores serão replicadas em outros locais.