O mês de novembro marca a chegada de um período do ano com temperaturas mais elevadas, o que favorece também a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O mosquito pode transmitir vírus que ocasionam doenças como dengue, zyka vírus, chikungunya e febre amarela. Com o objetivo de multiplicar informações na rede pública de ensino, o Programa Saúde na Escola e Vigilância em Saúde iniciou, nesta semana, ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti.
Com base nessa iniciativa, as escolas estão sendo visitadas para formar uma maior conscientização sobre a importância de não deixar água parada em brinquedos, pneus e vasos de plantas. Medidas simples que são fundamentais para evitar o surgimento de criadouros.
Na visitação às escolas, a equipe do programa conta com o mascote da campanha, que garante a atenção da criançada. Os pequenos interagem e participam da ação, além de atuarem como multiplicadores de informação. “É muito importante essa ação porque as crianças além de aprenderem a ter esses cuidados, também tornam-se divulgadores dessas orientações para seus pais, avós e vizinhos. Os cuidados com a saúde já começam na infância e observamos que tem dado resultado esse trabalho com as crianças na rede pública de ensino”, ressalta o coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes.
Conforme ele, nesta semana, as ações foram realizadas nas EMEIs Senador Darcy Ribeiro, Zezé Tavares, João de Deus. O programa continuará ao longo do mês de novembro nas demais escolas do município de Bagé.
--
Notícia originalmente elaborada em 10 de novembro de 2023