Números fazem parte do relatório dos primeiros seis meses do ano
A Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico apresentou nesta terça-feira (15), um relatório dos atendimentos realizados pela secretaria nos seis primeiros meses deste ano. Foram realizados 11863 atendimentos à população de Bagé, somados os serviços do Procon, Casa do Empreendedor e da própria Secretaria. Segundo o secretário e vice-prefeito, Beto Alagia, os números demonstram a qualidade dos serviços com que os coordenadores dos diversos setores prestam para os consumidores e empresários.
Na Casa do Empreendedor, funciona a Junta Comercial, responsável pela análise dos processos de constituição, alteração ou extinção de pedidos protocolados. No período, foram analisados 3.604 processos e 467 livros fiscais. Já a Sala do Investidor, objetiva facilitar novos investimentos e promover oportunidades de negócios. A Secretaria do Desenvolvimento Econômico também tem entre as suas atribuições o atendimento aos optantes pelo MEI (microempreendedor individual) para inscrições, alterações, baixas, declaração anual de faturamento, parcelamento e outros serviços. Foram realizados 2873 atendimentos de maneira presencial e on-line.
No setor de atendimento a contadores, empresários e profissionais autônomos, são acessados todos os processos finalizados na Junta Comercial. Nos primeiros seis meses do ano foram efetivados 540 protocolos, além de 1100 atendimentos. Já o setor de cadastro fiscal, onde são geradas as inscrições municipais, fez 437 procedimentos para inclusão no cadastro fiscal do município e efetivação de alterações e baixas no sistema.
No setor de fiscalização sanitária tramitaram 313 processos, sendo emitidos 301 alvarás. O setor de fiscalização sanitária atua nos estabelecimentos para constatar irregularidades e análise dos endereços. Foram realizadas 1105 vistorias e viabilidades. A Secretaria também atendeu 440 processos e atendimentos às empresas que solicitaram a emissão de licenças e taxas ambientais.
A SDI autorizou, neste período, 51 atividades distribuídas em comércio em geral, artesanal e educacional, entre outros.
O Procon atendeu 933 consumidores na unidade de Bagé: 63% dos atendimentos foram respondidos pelos fornecedores e 37% não responderam. Os serviços financeiros significaram metade das reclamações, seguido pelas empresas de telecomunicações.