Iniciativa prevê atendimento a gestantes nas unidades da rede básica de saúde
Com foco na redução dos índices de mortalidade infantil registrados em Bagé, a Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, realizou evento na manhã desta quinta-feira (2), no Palacete Pedro Osório. Na ocasião, com um público formado por profissionais da rede básica de saúde, autoridades do Executivo, Legislativo, da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, foi divulgada a estratégia de descentralização do acompanhamento pré-natal no município.
Conforme o secretário de Saúde, Gilson Machado, essa iniciativa prevê o acompanhamento da gestante ser feito de forma descentralizada, a partir da Unidade Básica de Saúde (UBS), Estratégia Saúde da Família ou posto de saúde que esteja mais próximo de onde mora a gestante, iniciando assim todo o monitoramento da gestação com a solicitação de exames, entre outras medidas para atender a saúde da mãe e do bebê.
“Gostaria de agradecer ao vereador Dr. Leopoldo, por ter nos alertado, ter participado de nossas discussões e que tem defendido esta importante estratégia como proposta. Com isso, esperamos ter uma redução drástica. Sabemos que as políticas e ações em saúde demandam um período de médio prazo para impactar. Estamos com esse elevado índice de mortalidade infantil devido a ações de anos anteriores, mas com essa estratégia principal, queremos fazer uma redução drástica, que saia dos padrões normais, que seria de dois, três, quatro anos ou mais para impactar”, destacou o titular da Saúde, Gilson Machado.
Outras medidas que serão adotadas
Segundo o secretário, além da descentralização do acompanhamento pré-natal para todas as unidades de saúde, o Governo Municipal também recebeu testes rápidos de gravidez; está em processo de compra, já em fase final, para aquisição do contraceptivo implanon; elaboração de um mapeamento de cobertura dos agentes comunitários de saúde, bem como da seleção de 43 novos agentes comunitários de saúde. “Contamos com o auxílio do Dr. Manif Curi Jorge, que já foi secretário de Saúde, no auge dos trabalhos realizados pela pasta, e que está nos ajudando a formatar uma proposta de capacitações para todos os profissionais da Equipe de Saúde da Família; uma iniciativa de educação permanente em saúde para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, odontólogos, auxiliares, recepcionistas, coordenadores dos postos de saúde”, detalhou Gilson Machado.
Presente no evento, o vereador Leopoldo Konzen manifestou a importância de o Município investir em medidas como as anunciadas no evento. “Temos em Bagé um dos melhores centros obstétricos, além de UTI neonatal que recebe muitas mães de outras cidades, mas, infelizmente, temos uma mortalidade infantil que não pode coexistir com essa realidade. Acredito que se todos nós fizermos a nossa parte conseguiremos reduzir esses índices”, frisou o edil.
Reestruturação do sistema de saúde no município
O prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, ressaltou que os atuais índices de mortalidade infantil se aproximam dos registrados no início de sua primeira gestão, em 2001, quando a média era de 24,7 óbitos para cada mil nascidos vivos. “Naquele período, conseguimos reduzir esse indicador para 12 em 2008. Agora, a meta é voltar a esse patamar, ou até menos, em um tempo mais curto. Na primeira vez, ainda estávamos implantando um novo modelo de atenção e herdamos um sistema de saúde antigo. Hoje, mesmo que parte da estrutura tenha sido desmanchada ao longo dos anos, ela existe, e vamos reestruturá-la”, afirmou.
Mainardi também destacou o esforço financeiro da administração municipal para fortalecer a rede de atendimento. “Enquanto a Constituição estabelece um mínimo de 15% para investimento em saúde, Bagé aplica 22,5%. E vamos além: estamos construindo novos postos, buscamos recursos para mais unidades, adquirindo veículos e reequipando nossas estruturas. É um trabalho em rede, que envolve todos os atores do sistema para enfrentar indicadores que ainda são vergonhosos. Tenho certeza de que, em breve, comemoraremos a redução desses números e, principalmente, as vidas que conseguiremos salvar”, frisou o prefeito.