A administração municipal está promovendo mudanças estruturais para o melhor atendimento à comunidade. Uma dessas ações pode ser conferida em serviços de fisioterapia. Há algumas semanas o prédio funcionava o antigo Mercado Público passou a contar com o Centro Municipal de Fisioterapia.
Na tarde de quinta-feira (24), o prefeito Luiz Fernando Mainardi, visitou as dependências do prédio que já conta com salas para atendimento à comunidade. Mainardi elogiou a mudança e parabenizou a equipe que presta o serviço. “O novo prédio da fisioterapia tem agora um espaço exclusivo para que as pessoas tenham o melhor em atendimento”, enfatizou o prefeito.
A secretária municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Terezinha Ricaldone, também destacou a importância do novo local para o serviço de fisioterapia. “O espaço é muito adequado para a fisioterapia, teremos privacidade, espaço para múltiplos atendimentos, e além disso, teremos uma economia em aluguel, já que o prédio é próprio e está finalizado”, complementou.
A coordenadora do serviço, Miriam Solange Hubert, informa que os atendimentos já são realizados desde o começo deste mês e que o espaço conta com uma equipe com 13 fisioterapeutas, uma recepcionista e um profissional da área de serviços gerais. “Estávamos num prédio amplo no ano passado, mas inadequado para as nossas necessidades do serviço de fisioterapia. Não havia divisórias e isso impedia de oferecermos uma privacidade para o paciente. Ou seja, não oferecia as condições adequadas para o serviço. Agora, nós estamos em um espaço amplo e que oferece todas as condições para prestarmos o atendimento”, destaca Miriam Solange.
Ela complementa que no novo espaço de fisioterapia há 10 salas para atendimentos individuais, com equipamentos e mobiliários ideais. “Além disso, nós temos uma sala grande para cinesioterapia, que é onde fizemos os exercícios, onde todos usam o mesmo espaço. Dessa forma, estamos agora em um prédio onde temos espaço para fazer a terapia em grupo, que também é muito bom para o pessoal que faz o tratamento da fibromialgia, em que eles terão o atendimento indicado e que antes não tínhamos como oferecer”, comenta a coordenadora.
Miriam Solange também destaca que este serviço contará com duas fisioterapeutas que trabalharão diretamente com a fibromialgia. “No outro prédio não teríamos como oferecer esse serviço. Agora poderemos desenvolver vários projetos na área da fisioterapia, devido a atual condição estrutural do prédio”, complementa.
Espaço para atendimento a pacientes com fibromialgia
Na gestão passada o prédio do Mercado Público seria utilizado para sediar a Guarda Municipal. Tendo em vista que o espaço conta com salas separadas, o Governo Municipal projetou usá-lo para o atendimento fisioterápico. Já a Guarda Municipal terá uma base construída em um projeto maior que possibilite que os agentes possam ter uma melhor operacionalidade.
Uma dessas salas será utilizada para o atendimento a pessoas com fibromialgia. Na ocasião, o prefeito Luiz Fernando Mainardi assinou um termo de autorização para que uma das salas seja utilizada para que pessoas com a enfermidade possam fazer o tratamento fisioterápico.
A presidente da Associação das Pessoas com Fibromialgia de Bagé e Região – RS (FIBROBAGÉ), Nívea dos Santos Marques, destaca que ficou muito feliz e grata ao poder público com o Serviço de Fisioterapia e as PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) serem disponibilizadas no município e, com a cedência de espaço para a sede própria da FIBROBAGÉ, ser um lugar de referência e acolhimento para os associados.
“Dessa forma, a atuação conjunta da fisioterapia com as práticas integrativas e complementares fortalece a proposta de um cuidado humanizado e multidisciplinar, centrado na promoção da saúde e na autonomia dos pacientes com fibromialgia, o que permite uma abordagem mais completa, centrada na pessoa e não apenas na doença, um modelo de cuidado que promove a escuta ativa e respeita a individualidade, tornando o tratamento mais efetivo, acolhedor e eficaz na luta contra os efeitos debilitantes dessa condição, favorecendo não apenas o controle dos sintomas, mas também a recuperação da dignidade e do bem-estar das pessoas com fibromialgia”, destaca Nívea Marques.
O que é Fibromialgia
A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dor musculoesquelética crônica e difusa, frequentemente acompanhada por fadiga, distúrbios do sono, alterações cognitivas e sintomas depressivos. É uma condição complexa que afeta significativamente a qualidade de vida e, por isso, a importância de uma abordagem terapêutica multidisciplinar. Nesse contexto, a fisioterapia e as práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) ganham destaque como estratégias fundamentais no cuidado integral e humanizado à pessoa com fibromialgia.
A fisioterapia contribui diretamente para a redução da dor, o aumento da mobilidade, diminuição da rigidez muscular e a melhora da funcionalidade e amplitude de movimentos das pessoas acometidas com essa síndrome. Da mesma forma, as PICS, reconhecidas e regulamentadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ampliam ainda mais as possibilidades terapêuticas para o tratamento da fibromialgia, e demonstram excelentes resultados no alívio da dor crônica, na melhora da qualidade do sono e da ansiedade, fatores que frequentemente agravam os sintomas da doença.