O prédio histórico da antiga Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), que abrigou a primeira usina de energia elétrica de Bagé, inaugurada em 1899, será revitalizado para abrigar a nova Central de Polícia da cidade. De acordo com o delegado regional, André Matos, a central tem como objetivo reunir, em um único espaço, a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), as 1ª e 2ª Delegacias de Polícia, além da Delegacia Regional, que será transferida para o novo local em fevereiro de 2025.
"A Central de Polícia de Bagé permitirá reunir cinco delegacias em um único espaço, proporcionando uma melhoria no atendimento à comunidade, maior fluxo de informações e maior eficiência no serviço de polícia judiciária, além de oferecer melhores condições de trabalho para os servidores", destaca Matos.
Durante visita ao prédio, o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Gilson Machado, ressaltou a importância da integração entre os órgãos de segurança pública do município. "Estamos criando um roteiro com as direções de todos os órgãos de segurança pública para ouvi-los e convidá-los a participar do retorno do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública Municipal. Esse é o caminho para fortalecer a colaboração e promover ações conjuntas, com um clima muito favorável à integração em Bagé."
O prefeito Luiz Mainardi anunciou que pretende viabilizar recursos em Porto Alegre. Ele também destacou os esforços para implementar o sistema de videomonitoramento em Bagé, utilizando tecnologias avançadas para melhorar a segurança da população.
Com o apoio de entidades locais e esforços da administração municipal, o projeto da Central de Polícia de Bagé não só centraliza os serviços de segurança pública, mas também fortalece a integração entre os órgãos e aprimora a segurança da população.