Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Bagé
Estado do Rio Grande do Sul
Acesso Rápido
COVID-19 Transparência Ouvidoria Perguntas Frequentes Carta de Serviços
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Bagé
Prefeitura de Bagé
Município
  • História
  • Mapas
  • Dados estatísticos
  • Estrutura Administrativa
    • Estrutura Administrativa
    • Coordenadorias
    • Escolas
    • Unidades de Saúde
    • Frota de Veículos
  • Símbolos municipais
Atos Normativos
  • Atos Delegatórios
  • Instrução Normativa
  • Tabela de diárias
Decretos
  • Decretos - 2025
  • Decretos - Diversos
  • Decretos de Contratação Direta
  • Decretos de Situação de Emergência
  • Dispõe sobre o Plano de Contratações Anual - PCA
  • Regulamenta Pregão
  • ReCOM
  • Decreto do Domicílio Eletrônico do Contribuinte
  • Decreto Margem 40% Consignação
  • Decretos de regime especial de fiscalização
  • Decretos de prescrição em lote
  • NFSE
  • Decretos de parcelamento - revigora lei nº 5628/2016
  • Decretos de correção monetária
  • Decretos COVID 19
Mural
  • Audiência Pública
  • Auditoria
  • Chamada Pública
  • Chamamentos
  • Concursos
  • Convênios
  • Dispensa de Licitação
  • Editais
  • Nomeações
  • Portarias
  • Processos Seletivos
Eventos
Ouvidoria
  • Ouvidoria
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Perguntas Frequentes
Legislação
Serviços ao Servidor
Acesso à informação
Lista de devedores de ICMS/IPVA
Galeria de Aplicativos
Arquivo Público Municipal
SMASI_Cadastro_atingidos_eventos_climaticos
  • CADASTRO DE PESSOAS ATINGIDAS POR EVENTOS CLIMÁTICOS 2023/2024
Notícias
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Patrulha Agrícola: parceria na geração de renda e produção de alimentos de qualidade
SDR

Patrulha Agrícola: parceria na geração de renda e produção de alimentos de qualidade

Publicação:  19/08/2025 08h06
Última modificação:  19/08/2025 08h06
Compartilhar:
Foto: Divulgação/Seinfra
Foto: Divulgação/Seinfra

Bagé tem como perfil econômico principal o setor primário. Com foco em proporcionar melhores condições na produção rural do município, a Prefeitura de Bagé tem na Secretaria de Desenvolvimento Rural foco no atendimento direto às demandas dos produtores rurais. Um desses serviços oferecidos pela pasta é desempenhado por meio da Patrulha Agrícola.

Na semana passada, por exemplo, a equipe da Patrulha Agrícola realizou atividades de roçada na região do Piraí, além de empregar a rotativa na região do Passo do Perez, Vista Alegre e Higienópolis, com preparo de solo para que os produtores possam obter uma produção mais eficiente.

O coordenador da Patrulha Agrícola, Beno Franck Plotzki, detalha que uma média de 200 produtores são atendidos pela pasta. “O serviço é voltado para pequenos produtores de âmbito familiar, com até 100 hectares de área. Esse número de pessoas atendidas se mantém porque atendemos de forma contínua tanto para plantio de pastagens de inverno, pastagens de verão, plantio de milho, atendimento a produtores de hortaliças, entre outras ações. Nosso trabalho para os pequenos produtores é voltado do preparo do solo até os canteiros, muitas vezes auxiliando na colheita”, destaca Plotzki.

Acompanhamento em diversas etapas da produção

O coordenador da Patrulha Agrícola comenta como funciona a rotina dos serviços que são prestados pelo setor: “se um produtor precisar fazer os canteiros para uma horta, eu não vou lá apenas para atender a essa demanda. Tenho que ir e virar a terra. Após alguns dias, vou gradear essa terra, depois, com a rotativa fazer os canteiros. Ou seja, desses 200 produtores, ao longo do período, são feitos os trabalhos diversos para cada um dos produtores, o que pode chegar a 600 atendimentos ao ano”, ressalta.

O produtor da localidade da Vista Alegre, Leandro Molins, saúda a parceria com a Patrulha Agrícola. “O trabalho que eles realizam me oportuniza um ganho de tempo. Pois esse preparo de solo e elaboração de canteiros com o maquinário, faz com que eu consiga mais tempo para o manuseio direto com as verduras”, explica o produtor rural.

Além dos serviços para os produtores, a Patrulha Agrícola também oferece trabalhos para escolas; Parque do Gaúcho, entre outros locais. Essa iniciativa está baseada na política da administração atual de vincular as pastas da SDR com a Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra), o que permite mais agilidade e eficiência.

Segundo o gestor da Secretaria, Edegar Franco, o balanço da atuação da Patrulha Agrícola reflete em números a diversidade de serviços prestados pelo setor. “Com operações como gradagem, aração, semeadura, roçagem, silagem, a Patrulha Agrícola se destaca pela eficiência de sua equipe. Trata-se de um setor que tem comprometimento com o desenvolvimento integrado do território municipal, onde as necessidades do produtor rural recebem a mesma atenção técnica dedicada às demandas urbanas”, avalia Edegar Franco.

Produção de alimentos saudáveis e geração de renda

O secretário aponta ainda que as ações realizadas pela Patrulha Agrícola são estratégicas, possibilitando que o governo municipal também consiga fomentar o desenvolvimento econômico do setor de pequenos produtores. “Queremos avançar ainda mais, permitindo que produtores como o Leandro, consiga acessar mercado institucional, como é o caso de levar essa produção local para a merenda escolar. Isso porque acreditamos que podemos fomentar essa produção, destinando alimentos saudáveis, de procedência e favorecendo para que se gere renda aos pequenos produtores”, afirma Edegar Franco, mencionando também o trabalho viabilizado pela Casa do Produtor com orientação técnica aos produtores.

O serviço da Patrulha Agrícola pode ser solicitado pelo telefone (53) 999627542 ou diretamente na Casa do Produtor, localizada na avenida Santa Tecla, 2780. 

Informações da Prefeitura
Portal desenvolvido pelo NTI da Prefeitura de Bagé
Município
História
Mapas
Dados estatísticos
Estrutura Administrativa
Símbolos municipais
Atos Normativos
Atos Delegatórios
Instrução Normativa
Tabela de diárias
Decretos
Decretos - 2025
Decretos - Diversos
Decretos de Contratação Direta
Decretos de Situação de Emergência
Dispõe sobre o Plano de Contratações Anual - PCA
Regulamenta Pregão
ReCOM
Decreto do Domicílio Eletrônico do Contribuinte
Decreto Margem 40% Consignação
Decretos de regime especial de fiscalização
Decretos de prescrição em lote
NFSE
Decretos de parcelamento - revigora lei nº 5628/2016
Decretos de correção monetária
Decretos COVID 19
Mural
Audiência Pública
Auditoria
Chamada Pública
Chamamentos
Concursos
Convênios
Dispensa de Licitação
Editais
Nomeações
Portarias
Processos Seletivos
Eventos
Ouvidoria
Ouvidoria
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Perguntas Frequentes
Legislação
Serviços ao Servidor
Acesso à informação
Lista de devedores de ICMS/IPVA
Galeria de Aplicativos
Arquivo Público Municipal
SMASI_Cadastro_atingidos_eventos_climaticos
CADASTRO DE PESSOAS ATINGIDAS POR EVENTOS CLIMÁTICOS 2023/2024
Notícias

Redes Sociais

Prefeitura de Bagé Prefeitura de Bagé
Fale Agora Refazer a busca