Ocorreu na tarde de sexta-feira (11), a reinauguração do Núcleo Moveleiro do Pampa, na sede localizada na Avenida Santa Tecla, nº 1780. A solenidade, que contou com a presença de autoridades do executivo municipal, marcou o início da programação alusiva ao aniversário de 214 anos de Bagé.
O Núcleo Moveleiro do Pampa, agora a cargo da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sdi), busca valorizar e potencializar o trabalho manual de fabricação de móveis em madeira na cidade, projetado junto ao turismo local e da região do pampa.
A sede do núcleo também funcionará como Centro de Informações Turísticas (CIT), assim como o localizado na Praça Santos Dumont e contará com exposição dos móveis fabricados pelos mais de 20 profissionais vinculados ao núcleo.
Segundo a secretária de Turismo, Elidiane Lobato, o espaço é de extrema importância não só para expor os móveis fabricados em Bagé, mas também, para o turismo local. “O trabalho exposto aqui, feito pelos integrantes do núcleo moveleiro, é maravilhoso. Nós temos que olhar para o que nós temos na cidade e nos orgulharmos. É cuidando e promovendo o que é nosso que vamos atrair turistas”, completou ao agradecer o empenho de toda equipe para reinaugurar o local.
De acordo com o vice-prefeito e secretário da Sdi, Beto Alagia, a reinauguração do espaço é fundamental para o desenvolvimento e economia daqueles que se dedicam à fabricação dos móveis. “É uma iniciativa que reconhece o talento local e impulsiona também a economia e o turismo da cidade”, destacou Beto.
Para as responsáveis pelo espaço, Pâmela Reis e Fabiane Gonçalves, o local, através dos móveis expostos, mantém a memória e a identidade dos integrantes do núcleo que fabricam as peças. “Estamos muito felizes com a reinauguração deste importante espaço para os moveleiros. Mais do que dar suporte para fortalecerem o seu trabalho, queremos e convidamos também as pessoas para que venham até o núcleo, para verem o trabalho feito com madeira na nossa cidade”, disseram.
O prefeito Luiz Fernando Mainardi também se fez presente, e elogiou as produções. "Sou apaixonado pelos móveis e produtos do pampa. Reabrimos esse espaço com a certeza de que Bagé tem tudo pra desenvolver as produções e fazer disso uma marca, que irá gerar emprego e renda. Contem com o nosso apoio" destacou.
Para atrair turistas ao local, além de projetos pedagógicos em parceria com as escolas, será implementado o museu da madeira como forma de preservação do trabalho realizado pelos moveleiros.
Também participou da inauguração do espaço, o Cônsul do Uruguai em Bagé, Oscar Brian Rodriguez.