A noite desta quinta-feira (23) foi marcada pela lembrança do legado de um dos maiores escritores brasileiros, o gaúcho Érico Veríssimo, no painel “Érico Veríssimo Vida e Obra”, na Feira do Livro de Bagé, com a presença da neta Fernanda Veríssimo e da professora Vera Medeiros, mediado pelo patrono da feira Valdomiro Martins.
Por mais de uma hora, Fernanda respondeu a questionamentos sobre o avô e o pai, o também escritor Luís Fernando Veríssimo, mostrou fotos da família e contou detalhes do convívio na infância, falando do “Érico avô” antes do “Érico escritor”. “Meu avô trabalhava em casa, a literatura sempre fez parte da minha rotina. Sempre encaramos como um trabalho, uma profissão como qualquer outra para se desenvolver”, contou ela, que teve a oportunidade de conviver com Veríssimo até os dez anos de idade.
Em uma apresentação de slides rica em detalhes e lembranças, Fernanda mostrou também áudios originais do avô. “Meu avô, assim como meu pai, falava muito sobre a clareza e a necessidade de que suas obras fossem compreendidas”, lembrou. Fernanda destacou, também, o legado na literatura infantil deixado por Érico, pontuando que ainda nos dias de hoje a obra encanta as crianças. A imaginação fértil, com uma mistura de personagens humanos e animais, classificada como “inventiva” pela neta, se destaca nos livros de Veríssimo para o universo infantil, ganhando a atenção dos pequenos até hoje.
Fernanda, que é jornalista, roteirista, tradutora e doutora em história, levou o público a compreender a influência da família na obra do avô. Ela destacou que as figuras dos pais de Érico se refletem em muitos personagens, principalmente nas mulheres fortes e nos homens extravagantes, a exemplo do capitão Rodrigo.
Detalhes ricos em memórias afetivas, como os domingos pela manhã sendo acordada com música clássica ouvida pelos avós, o jeito reservado do pai e do avô, a admiração que um tinha pelo outro, histórias da família desde a infância do avô e características pessoais dele enriquecerem o momento, que contou com grande público, lotando as cadeiras do espaço principal da feira, que acontece até este domingo na Praça Esporte.
O titular da Secretaria de Cultura (Secult), Zeca Brito, comentou sobre a importância do painel. “A trajetória de Érico Veríssimo está intimamente ligada com a história de Bagé. Em sua obra O Tempo e o Vento, o autor reuniu elementos reais do passado da cidade em uma elaboração poética ficcional sobre Rio Grande do Sul”, frisou. A conexão de Veríssimo com Bagé se tornou ainda mais especial depois da gravação do filme "O Tempo e o Vento" na cidade, em 2013, inspirado em uma das obras mais importantes de Érico Veríssimo e da literatura brasileira.