A Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, está reforçando a linha de cuidado respiratório com ações concretas que ampliam o acesso ao diagnóstico precoce. Entre as iniciativas estão a aquisição de dois novos espirômetros para uso permanente na rede municipal e a realização de um mutirão de espirometria, previsto para o final de agosto, com meta inicial de atendimento de até 150 pacientes.
As medidas integram a parceria com a farmacêutica Boehringer Ingelheim, dentro do Programa Abraçar, projeto nacional que oferece consultoria especializada e suporte técnico no enfrentamento de doenças respiratórias crônicas, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). A continuidade da parceria foi discutida em reunião realizada na terça-feira (23), na sede da Secretaria, com a presença do secretário Gilson Machado, da gerente da Atenção Especializada, Letícia Bruni, e dos representantes da empresa, João de Grandes e Fred Faria.
“Temos total interesse em qualificar e ampliar as ações de cuidado respiratório. A continuidade desta parceria traz inovação, capacitação e um olhar estratégico para uma demanda crescente, especialmente em uma população com maior risco, a partir dos 60 anos”, destacou o secretário Gilson Machado.
O Programa Abraçar já realizou mais de 60 mil espirometrias em todo o país e oferece capacitações às equipes da Atenção Primária, além de protocolos clínicos e monitoramento da fila de espera. A iniciativa, sem custo adicional ao município, já integra o contrato vigente com a empresa e pode ser renovada com novo plano de trabalho por mais 12 meses. Entre os avanços previstos estão a oferta de suporte remoto com profissionais como fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos e enfermeiros, e certificações internacionais como a “Cidade Abraçar”.
“Com o objetivo de ampliar o acesso ao diagnóstico, está previsto para o final de agosto um mutirão de espirometria, com meta de atendimento de até 150 pacientes inicialmente. A Secretaria também está em processo de aquisição de dois novos espirômetros para uso permanente na rede municipal”, afirma a gerente da Atenção Especializada, Letícia Bruni.
Segundo dados da Secretaria, nos últimos 12 meses foram registradas 378 internações por doenças respiratórias nos hospitais da cidade, em sua maioria envolvendo pacientes acima dos 60 anos, reforçando a necessidade de ações preventivas e de diagnóstico precoce.
“Hoje, o município conta com 27 equipes de Saúde da Família e o apoio da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, reforçando o compromisso com o fortalecimento da linha de cuidado respiratório e a prevenção de agravos que impactam diretamente a qualidade de vida da população”, conclui o secretário Gilson Machado.