Nesta segunda-feira (17), o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Formação Profissional, recebeu mais de 10 mil alunos para o início do ano letivo. A data marca a retomada das aulas nas 37 escolas de Ensino Fundamental (EMEF), 24 escolas de Educação Infantil (EMEI) e uma escola de Ensino Técnico (EMEP) que formam a Rede Pública Escolar Municipal de Bagé. A Smed ressalta que é obrigatório, por lei, que todas as crianças a partir de quatro anos - completos até 31 de março - estejam matriculadas na escola.
Formações
Para melhor atender aos alunos, na última semana de janeiro houve formação continuada para os supervisores. Na ocasião, se discutiu a supervisão escolar sob as perspectivas legal e ética e outros tópicos ligados à função. A formação contou com representantes do Conselho Municipal de Educação e da Equipe Pedagógica da Smed.
Já em fevereiro, diretores, supervisores e orientadores educacionais passaram por formações. Dentre elas, a instrução intitulada "Dialogando para uma Gestão Democrática", ministrada pelo referido Conselho.
Também em fevereiro, os professores de educação infantil participaram do 2º encontro presencial do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (Leei Sul), com formações sobre leitura e escrita. A iniciativa é uma parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com o Governo Federal no âmbito do compromisso Nacional criança alfabetizada, com apoio da Smed.
Preparativos
Para o início das aulas, o Governo Municipal realizou limpeza e corte de grama nas escolas. A parceria da Smed com a Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) propiciou economia, visto que as escolas investiam até R$ 4 mil no corte de grama.
No primeiro dia de aulas (17), o município garantiu, ainda, o transporte rural para alunos do município e estado. Ao todo, 518 alunos das redes municipal e estadual foram atendidos pelo serviço. Apenas 30 estudantes não puderam ser transportados devido às más condições das estradas, agravadas pelas chuvas do final de semana.