Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Bagé
Estado do Rio Grande do Sul
Acesso Rápido
COVID-19 Transparência Ouvidoria Perguntas Frequentes Carta de Serviços
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Bagé
Prefeitura de Bagé
Município
  • História
  • Mapas
  • Dados estatísticos
  • Estrutura Administrativa
    • Estrutura Administrativa
    • Coordenadorias
    • Escolas
    • Unidades de Saúde
    • Frota de Veículos
  • Símbolos municipais
Atos Normativos
  • Atos Delegatórios
  • Instrução Normativa
  • Tabela de diárias
Decretos
  • Decretos - 2025
  • Decretos - Diversos
  • Decretos de Contratação Direta
  • Decretos de Situação de Emergência
  • Dispõe sobre o Plano de Contratações Anual - PCA
  • Regulamenta Pregão
  • ReCOM
  • Decreto do Domicílio Eletrônico do Contribuinte
  • Decreto Margem 40% Consignação
  • Decretos de regime especial de fiscalização
  • Decretos de prescrição em lote
  • NFSE
  • Decretos de parcelamento - revigora lei nº 5628/2016
  • Decretos de correção monetária
  • Decretos COVID 19
Mural
  • Audiência Pública
  • Auditoria
  • Chamada Pública
  • Chamamentos
  • Concursos
  • Convênios
  • Dispensa de Licitação
  • Editais
  • Nomeações
  • Portarias
  • Processos Seletivos
Eventos
Ouvidoria
  • Ouvidoria
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Perguntas Frequentes
Legislação
Serviços ao Servidor
Acesso à informação
Lista de devedores de ICMS/IPVA
Galeria de Aplicativos
Arquivo Público Municipal
SMASI_Cadastro_atingidos_eventos_climaticos
  • CADASTRO DE PESSOAS ATINGIDAS POR EVENTOS CLIMÁTICOS 2023/2024
Marcas e Sinais
Notícias
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Leitura dramática de ‘Porongos’ atrai grande público ao Palacete Pedro Osório
SECUL

Leitura dramática de ‘Porongos’ atrai grande público ao Palacete Pedro Osório

Publicação:  11/09/2025 08h02
Última modificação:  11/09/2025 08h02
Compartilhar:
Foto: Vitória Ferreira
Foto: Vitória Ferreira

A noite de terça-feira, 9, foi marcada pela leitura dramática de três cenas do filme ‘Porongos’ com os atores Emílio Farias e Thiago Lacerda e o diretor Diego Müller, no auditório do Palacete Pedro Osório, que atingiu lotação máxima. O evento marcou a abertura da Semana Farroupilha no município que tem Lacerda como embaixador.

A produção audiovisual produzida pela GM/2 Filmes, com recursos da Lei de Incentivo Paulo Gustavo, é uma obra de ficção baseada em fatos históricos que retratam a participação dos Lanceiros Negros na Guerra dos Farrapos, que culminou no Massacre de Porongos, ocorrido na extensão territorial que, hoje, pertence ao município de Pinheiro Machado.

De acordo com Müller, em Bagé encontraram infraestrutura necessária para gravar. “O filme se apropriou das belezas de Bagé, para que essa história pudesse ser contada por uma outra perspectiva e que esse debate reascendesse com um olhar diferente sobre a Guerra dos Farrapos e a participação do povo negro”, disse.

Na coletiva de imprensa, que antecedeu a leitura dramática, os atores falaram sobre as respectivas participações no filme.

Para Farias, que dá vida ao protagonista Adão Caetano, o filme propõe uma reflexão sobre a história gaúcha. “A arte nos põe para refletir e a história de Porongos também. O lugar desse filme propõe uma boa conversa sobre a nossa história que, no desfecho, todos acabaram sem nada. Hoje em dia a gente trata a liberdade com um tom muito poético, muito bonito. Naquele tempo, as pessoas lutavam pela dignidade básica de ser livre e é nesse contexto que se dá o Adão Caetano, uma pessoa que lutava pela liberdade de  ir e vir e ser reconhecido como ser humano”, contou.

Para Lacerda, que interpreta o general Bento Gonçalves, trata-se de um filme bonito que convida à reflexão do passado. “É um prazer voltar a Bagé para falar de cinema, para falar de história em um local que tenho muito respeito pela cultura e sempre fui muito bem recebido. Voltar à história é compreender melhor tudo que a gente é hoje e estamos aqui para recontar Porongos por um outro ponto de vista, com humanismo e responsabilidade e, também, convidar a reflexão”, disse o renomado ator.

 “Começamos muito bem a programação da Semana Farroupilha de Bagé com a leitura dramática de Porongos. Contar o passado, o lado daqueles que foram derrotados, daqueles que venceram por uma outra perspectiva é algo muito rico. O mais importante é que Bagé foi território dessa história e é, hoje, no presente, a cidade que dá suporte às gravações do filme, reafirmando o papel fundamental que tem no cinema nacional”, disse o secretário de Cultura, Zeca Brito.

De acordo com o prefeito Luiz Fernando Mainardi, desde que soube das gravações do filme, colocou o Governo Municipal à disposição através das secretarias. “A gravação do filme em nosso município movimenta a economia local e coloca Bagé como protagonista no cenário do cinema, contando para as pessoas o que ocorreu aqui e nos municípios vizinhos naquela época, mantendo a memória e a importância do povo gaúcho”, pontuou.

Informações da Prefeitura
Portal desenvolvido pelo NTI da Prefeitura de Bagé
Município
História
Mapas
Dados estatísticos
Estrutura Administrativa
Símbolos municipais
Atos Normativos
Atos Delegatórios
Instrução Normativa
Tabela de diárias
Decretos
Decretos - 2025
Decretos - Diversos
Decretos de Contratação Direta
Decretos de Situação de Emergência
Dispõe sobre o Plano de Contratações Anual - PCA
Regulamenta Pregão
ReCOM
Decreto do Domicílio Eletrônico do Contribuinte
Decreto Margem 40% Consignação
Decretos de regime especial de fiscalização
Decretos de prescrição em lote
NFSE
Decretos de parcelamento - revigora lei nº 5628/2016
Decretos de correção monetária
Decretos COVID 19
Mural
Audiência Pública
Auditoria
Chamada Pública
Chamamentos
Concursos
Convênios
Dispensa de Licitação
Editais
Nomeações
Portarias
Processos Seletivos
Eventos
Ouvidoria
Ouvidoria
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Perguntas Frequentes
Legislação
Serviços ao Servidor
Acesso à informação
Lista de devedores de ICMS/IPVA
Galeria de Aplicativos
Arquivo Público Municipal
SMASI_Cadastro_atingidos_eventos_climaticos
CADASTRO DE PESSOAS ATINGIDAS POR EVENTOS CLIMÁTICOS 2023/2024
Marcas e Sinais
Notícias

Redes Sociais

Prefeitura de Bagé Prefeitura de Bagé
Fale Agora Refazer a busca