O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, contabilizou as ações realizadas nos primeiros 30 dias de gestão. No período, a pasta concentrou seus esforços em identificar as demandas mais urgentes da população, avaliar as condições da infraestrutura existente e planejar intervenções a fim de promover melhorias na qualidade de vida dos bageenses.
De acordo com o secretário Edegar Franco, a equipe executou obras emergenciais, manutenção de vias urbanas, reestruturação de espaços públicos, além de ações de planejamento urbano voltadas para o desenvolvimento sustentável de Bagé. No setor de iluminação, por exemplo, das 310 solicitações de serviços, 300 foram atendidas. As pendências dizem respeito à necessidade de aquisição de material e de poda.
Já o Setor de Obras e Tubulações, considerando o período de verão intenso, realizou limpeza de valetas e bueiros, com o objetivo de garantir o escoamento eficiente das futuras chuvas, prevenindo alagamentos em áreas críticas do município. Também visando à prevenção de alagamentos, o setor instalou 20 bueiros para aprimorar a capacidade de drenagem da região. O setor realizou, ainda, a recuperação de tubulações que sofreram avarias em decorrência do patrolamento em vias urbanas .
No Setor de Limpeza Urbana, 109 ruas receberam varrição e limpeza de detritos; 116 operações de corte de grama, 87 limpezas de praças e 15 atividades específicas de retirada de lixo e entulhos. Quando necessário, de acordo com o secretário da Seinfra, foram utilizados caminhões e, também, as máquinas Bobcat, a fim de otimizar o serviço. “Além disso, também fizemos a limpeza em todos os postos de saúde e corte de grama em algumas escolas municipais, contribuindo para a salubridade e o bem-estar da comunidade escolar e dos usuários dos serviços de saúde”, disse o secretário.
Asfalto
No mesmo período, o setor de Fabricação de Asfalto e Pavimentação produziu aproximadamente 25 toneladas de asfalto, que foram aplicados no reparo de vias. Dentre os locais atendidos estão a Avenida Visconde de Ribeiro Magalhães; Avenida Portugal ; Avenida Angélica Jardim; Avenida São Judas; Rua do Acampamento; Avenida Espanha e outros. “Nesta fase inicial, nós focamos nas vias de maior circulação da cidade. Priorizamos as intervenções que gerassem maior impacto positivo na fluidez do trânsito e na qualidade de vida da população”, afirmou Edegar Franco.
Parceria
De acordo com o secretário Edegar Franco, que exerce a titularidade das pastas Seinfra e SDR, as atividades de ambas as secretarias foram implementadas de maneira conjunta. “Isso não significa diminuir as atribuições e competências de qualquer uma das pastas. Na verdade, isto representa que, alternadamente, conforme a necessidade, os recursos físicos, humanos e financeiros foram alocados conforme a necessidade, visando sempre ao melhor atendimento à comunidade”, garantiu.
Um exemplo dessa parceria está no patrolamento. Os setores de Recomposição de Vias e Patrolamento da Seinfra, em parceria com o Setor de Coordenação de Estradas da SDR, atuaram conjuntamente nas vias urbanas e rurais. No total, foram mais de 50 localidades atendidas na cidade, tais como os bairros Madezatti, Hidraúlica, Camilo Gomes, Popular, Fênix, Narciso Suñé, Árvorezinha, Parque Silveira Martins, São João, Santa Flora e Laranjeiras. Além disso, também foram patroladas as Estradas da Igrejinha e da Serrilhada, garantindo a trafegabilidade para estas importantes vias de escoamento de safra, e as Estradas de Joca Tavares e Olhos d’Água, que sofreram avarias com as chuvas do fim de janeiro.