Texto originalmente elaborado em 18 de outubro de 2023
Nesta quarta-feira (18), o Governo Municipal, por meio da Comissão de Educação Fiscal – setor ligado à Secretaria de Economia, Finanças e Recursos Humanos (Sefir), realizou a entrega de 150 cartilhas sobre educação fiscal aos estudantes do 1º ao 5º da escola municipal Professora Creusa Brito Giorgis. A próxima entrega de materiais será na escola municipal Téo Vaz Obino.
A coordenadora municipal da Comissão de Educação Fiscal, Giana Nunes Pereira, explica que o projeto é desenvolvido em Bagé há quatro anos. E no primeiro semestre deste ano, o município ficou entre as 10 cidades do RS com melhor pontuação (entre os municípios com mais de 110 mil habitantes). “O que nos deixa imensamente feliz, pois conseguimos passar Santa Maria que foi a precursora em Educação Fiscal no Estado. A educação fiscal é parte integrante do PIT (Programa de Integração Tributária) do governo do Estado. Já não existe nenhuma cidade no Rio Grande do Sul que não esteja trabalhando com educação fiscal”, explica Giana.
Neste segundo semestre, serão 150 alunos da escola Creusa Giorgis e 100 estudantes da escola Téo Obino contemplados no projeto. No primeiro semestre as escolas Carlos Mário, Professor Miranda e São Pedro também foram atendidas. Além do ensino fundamental, o projeto também é desenvolvido no turno noturno nas turmas de EJA.
Os professores que participam do projeto de educação fiscal nas escolas municipais são: Luismar Leão, Renata Camargo, Daniele Miranda, Simone Geisler, Simone Nunes. A Comissão de Educação Fiscal é composta pelos servidores: Giana Nunes Pereira, Anderson Demétrio e Ricardo Barcelos.