Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Bagé
Estado do Rio Grande do Sul
Acesso Rápido
COVID-19 Transparência Ouvidoria Perguntas Frequentes Carta de Serviços
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Bagé
Prefeitura de Bagé
Município
  • História
  • Mapas
  • Dados estatísticos
  • Estrutura Administrativa
    • Estrutura Administrativa
    • Coordenadorias
    • Escolas
    • Unidades de Saúde
    • Frota de Veículos
  • Símbolos municipais
Atos Normativos
  • Atos Delegatórios
  • Instrução Normativa
  • Tabela de diárias
Decretos
  • Decretos - 2025
  • Decretos - Diversos
  • Decretos de Contratação Direta
  • Decretos de Situação de Emergência
  • Dispõe sobre o Plano de Contratações Anual - PCA
  • Regulamenta Pregão
  • ReCOM
  • Decreto do Domicílio Eletrônico do Contribuinte
  • Decreto Margem 40% Consignação
  • Decretos de regime especial de fiscalização
  • Decretos de prescrição em lote
  • NFSE
  • Decretos de parcelamento - revigora lei nº 5628/2016
  • Decretos de correção monetária
  • Decretos COVID 19
Mural
  • Audiência Pública
  • Auditoria
  • Chamada Pública
  • Chamamentos
  • Concursos
  • Convênios
  • Dispensa de Licitação
  • Editais
  • Nomeações
  • Portarias
  • Processos Seletivos
Eventos
Ouvidoria
  • Ouvidoria
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Perguntas Frequentes
Legislação
Serviços ao Servidor
Acesso à informação
Lista de devedores de ICMS/IPVA
Galeria de Aplicativos
Arquivo Público Municipal
Notícias
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Conferência Municipal do Idoso debate políticas públicas e urgência por equidade
SAÚDE

Conferência Municipal do Idoso debate políticas públicas e urgência por equidade

Publicação:  17/07/2025 08h23
Última modificação:  17/07/2025 08h23
Compartilhar:
Foto: Maritza Costa
Foto: Maritza Costa

Delegados foram eleitos para representar o município na conferência estadual

O auditório do Centro do Idoso foi palco, nesta quarta-feira (16), da 6a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o encontro contou com representantes de entidades da sociedade civil, Conselho Municipal do Idoso e Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa. Estiveram presentes o secretário de assistência social Marlon Monteiro, o vice-prefeito Beto Alágia e o líder do governo na Câmara de Vereadores Lelinho Lopes, entre outras autoridades.
“A conferência é um espaço de enriquecimento do debate na construção de políticas públicas que atendam os idosos da nossa sociedade, uma sociedade que está envelhecendo e tem maior expectativa de vida. É responsabilidade também do poder público oportunizar qualidade de vida e criar mecanismos para que o envelhecimento da nossa população seja saudável. A conferência é um espaço democrático para dialogar e promover melhorias. Realizar este evento aqui no Centro do Idoso, este lugar acolhedor e que une as pessoas, construído na primeira gestão do prefeito Mainardi, é gratificante”, disse o titular da Smasi.
Alágia destacou a importância de valorizar a experiência e o conhecimento do idoso. “Estamos envelhecendo apenas fisicamente, nossa cabeça continua ativa, jovem, trabalhando”, destacou.
O evento contou com apresentações artísticas que emocionaram o público e uma palestra com a advogada Lélia Quadros, abordando os direitos da pessoa idosa, como aposentadoria, benefícios, gratuidades e preferências em atendimento. Logo em seguida, os participantes foram divididos dentro dos eixos de trabalho, discutindo propostas que serão encaminhadas de acordo com cada tema. A Conferência Municipal foi uma etapa preparatória para a Conferência Nacional, que ocorre em novembro, em Brasília.
Foram trabalhados cinco eixos: financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices e consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.
Foram eleitos, ainda, delegados representando o poder público e a sociedade civil, que representarão o município na Conferência Estadual dos Direitos do Idoso: Eduardo Colombo, Viviane de Souza, Elizabeth Moura, Carlos Roberto Granato, Juliano Velleda e Geslaine Dutra.

Informações da Prefeitura
Portal desenvolvido pelo NTI da Prefeitura de Bagé
Município
História
Mapas
Dados estatísticos
Estrutura Administrativa
Símbolos municipais
Atos Normativos
Atos Delegatórios
Instrução Normativa
Tabela de diárias
Decretos
Decretos - 2025
Decretos - Diversos
Decretos de Contratação Direta
Decretos de Situação de Emergência
Dispõe sobre o Plano de Contratações Anual - PCA
Regulamenta Pregão
ReCOM
Decreto do Domicílio Eletrônico do Contribuinte
Decreto Margem 40% Consignação
Decretos de regime especial de fiscalização
Decretos de prescrição em lote
NFSE
Decretos de parcelamento - revigora lei nº 5628/2016
Decretos de correção monetária
Decretos COVID 19
Mural
Audiência Pública
Auditoria
Chamada Pública
Chamamentos
Concursos
Convênios
Dispensa de Licitação
Editais
Nomeações
Portarias
Processos Seletivos
Eventos
Ouvidoria
Ouvidoria
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Perguntas Frequentes
Legislação
Serviços ao Servidor
Acesso à informação
Lista de devedores de ICMS/IPVA
Galeria de Aplicativos
Arquivo Público Municipal
Notícias

Redes Sociais

Prefeitura de Bagé Prefeitura de Bagé
Fale Agora Refazer a busca