Delegados foram eleitos para representar o município na conferência estadual
O auditório do Centro do Idoso foi palco, nesta quarta-feira (16), da 6a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o encontro contou com representantes de entidades da sociedade civil, Conselho Municipal do Idoso e Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa. Estiveram presentes o secretário de assistência social Marlon Monteiro, o vice-prefeito Beto Alágia e o líder do governo na Câmara de Vereadores Lelinho Lopes, entre outras autoridades.
“A conferência é um espaço de enriquecimento do debate na construção de políticas públicas que atendam os idosos da nossa sociedade, uma sociedade que está envelhecendo e tem maior expectativa de vida. É responsabilidade também do poder público oportunizar qualidade de vida e criar mecanismos para que o envelhecimento da nossa população seja saudável. A conferência é um espaço democrático para dialogar e promover melhorias. Realizar este evento aqui no Centro do Idoso, este lugar acolhedor e que une as pessoas, construído na primeira gestão do prefeito Mainardi, é gratificante”, disse o titular da Smasi.
Alágia destacou a importância de valorizar a experiência e o conhecimento do idoso. “Estamos envelhecendo apenas fisicamente, nossa cabeça continua ativa, jovem, trabalhando”, destacou.
O evento contou com apresentações artísticas que emocionaram o público e uma palestra com a advogada Lélia Quadros, abordando os direitos da pessoa idosa, como aposentadoria, benefícios, gratuidades e preferências em atendimento. Logo em seguida, os participantes foram divididos dentro dos eixos de trabalho, discutindo propostas que serão encaminhadas de acordo com cada tema. A Conferência Municipal foi uma etapa preparatória para a Conferência Nacional, que ocorre em novembro, em Brasília.
Foram trabalhados cinco eixos: financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices e consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.
Foram eleitos, ainda, delegados representando o poder público e a sociedade civil, que representarão o município na Conferência Estadual dos Direitos do Idoso: Eduardo Colombo, Viviane de Souza, Elizabeth Moura, Carlos Roberto Granato, Juliano Velleda e Geslaine Dutra.