Nesta etapa, a instituição oferece oficinas de Teatro do Oprimido, Criatividade, Comunicação e Arte, Desenho, Dramaturgia, Dança Tradicionalista e Contação de Histórias. As atividades são gratuitas e acontecem na Casa de Cultura Pedro Wayne, onde o CDE funciona atualmente.
As inscrições devem ser feitas presencialmente na coordenação do CDE, no segundo andar da Casa de Cultura, das 9h às 17h, sem fechar ao meio-dia.
Diretor do CDE, Gabriel Medeiros ressalta a importância do retorno das atividades do CDE para a formação cultural da comunidade. “A retomada das atividades do CDE representa um novo ciclo de desenvolvimento cultural na cidade. Uma instituição para todos, com ênfase na infância, é a possibilidade de trabalhar a arte e a expressão em sua integralidade, como ferramenta fundamental na formação social e intelectual das crianças e adolescentes”, ressalta.
Criado em 1968, o CDE é vinculado à Secretaria Municipal de Cultura (Secult) da Prefeitura de Bagé e segue como referência em arte-educação na cidade.