A Campanha Maio Amarelo 2025 foi oficialmente lançada pela Prefeitura de Bagé nesta quinta-feira (15). Promovida pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM), a ação integra um movimento internacional que busca conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito. O tema deste ano é “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”.
Durante a abertura, foi realizada uma apresentação da campanha, que conta com diversas atividades educativas e de orientação estão sendo realizadas em escolas, espaços públicos e pontos estratégicos da cidade.
O secretário da SSM, Gilson Machado, ressaltou a importância do Maio Amarelo como uma campanha internacional que chama atenção para a segurança no trânsito, em Bagé e em todo o mundo. Ele também aproveitou a ocasião para citar ações que vêm sendo desenvolvidas pela pasta, incluindo iniciativas que vão ao encontro dos objetivos da campanha, como a recuperação de lombadas, a construção de travessias elevadas, a instalação de novos semáforos, a contratação de um instituto especializado para a qualificação do transporte coletivo, o retorno do sistema de videomonitoramento e parcerias público-privadas e outras ações voltadas à melhoria da mobilidade urbana.
Por sua vez, o prefeito Luiz Fernando Mainardi destacou a importância da integração entre as diferentes forças de segurança para garantir a proteção da população. Segundo o chefe do executivo, a construção de uma cidade mais segura passa pelo uso da inteligência, da troca de informações e da colaboração entre corporações. "Precisamos integrar as forças policiais com inteligência e, evidentemente, com meios e equipamentos. É assim que podemos garantir uma cidade mais segura", ressaltou.
Novo comando da Guarda Municipal
O evento também marcou a posse do novo superintendente da Guarda Civil Municipal, tenente da reserva da Brigada Militar Valeriano Alan Jardim de Moraes, que atuava desde 2018 como comandante do 2º Pelotão Ambiental de Bagé.
Em seu discurso, o novo superintendente destacou o compromisso com a segurança pública e reconheceu os avanços promovidos pela atual gestão na área. Para ele, Bagé vive um novo momento, marcado por investimentos concretos e ações planejadas.
“Vivemos em Bagé um novo tempo, e essa não é apenas uma frase de governo, é uma realidade visível, especialmente na área da segurança pública”, afirmou Moraes, que também reconheceu o trabalho realizado pelo sargento Luis Felipe Rosa da Silveira, o qual atuou como superintendente interino, e agora segue como superintendente adjunto da corporação.
Durante a cerimônia, ainda foram entregues brevês aos guardas municipais que concluíram o curso de capacitação e apresentadas duas novas motocicletas que passam a reforçar o patrulhamento da Guarda Municipal.