A ação mensal para captação de sangue acontece neste sábado, dia 25, no Centro Clínico do Hospital Universitário Dr. Mário Araújo, da Urcamp. A iniciativa ocorre a partir das 8h, com distribuição de 60 fichas até às 11h30min. À tarde, mais 40 fichas estarão disponíveis à população, a partir das 13h30min até às 15h.
A campanha é realizada mensalmente, sempre no último sábado de cada mês, pela Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) e Hospital Universitário (Urcamp), com apoio da Santa Casa de Caridade de Bagé e dos clubes de Rotary da cidade.
De acordo com o secretário de Saúde, Gilson Machado, a adesão da população às campanhas de doação de sangue é um ato solidário que faz a diferença para muitas pessoas. “Convidamos a todos para irem até o Hospital Universitário, seja no turno da manhã ou da tarde, pois a cada pessoa que faz doação, quatro vidas podem ser salvas. Doar sangue é um ato de amor e solidariedade”, enfatiza o secretário. Os doadores precisam estar munidos com documento original com foto.
Manutenção de estoques
A constante manutenção dos estoques de bolsas de sangue é a principal meta de cada campanha mensal. Conforme a assistente social do Hemopel, Márcia Lages, o estoque de bolsas de sangue acaba por oscilar permanentemente com o que é distribuído para qualquer tipo de procedimento de saúde, entre outros fatores. “A contínua demanda por sangue também se dá para que possamos ter um volume seguro em nosso estoque. Há alguns tipos de sangue que estão sempre com maior dificuldade em sua obtenção, como por exemplo os negativos. Portanto é indispensável que sempre tenhamos doadores a cada ação mensal”, comenta a assistente social.
Requisitos para doação
O doador deve ter idade entre 16 a 69 anos. Os menores de 18 precisam estar acompanhados de responsável quando forem realizar a doação. A primeira doação deverá ser no máximo até os 60 anos de idade.
A pessoa deve estar com peso mínimo de 50 quilos, apresentar boa saúde, ter dormido, no mínimo, seis horas antes de doar. Também não deve ter ingerido álcool nas 12 horas anteriores e nem fumado duas horas antes da doação. Os intervalos entre cada doação devem ser de 90 dias a cada doação, com possibilidade de doar até três vezes ao ano. Já os homens têm um intervalo menor: 60 dias a cada doação, podendo repeti-la quatro vezes ao ano.
Impedimentos
As pessoas que estão impedidas de doarem sangue são as que tenham HIV, HTLV, Hepatites B e C, Hepatite aos 11 anos, doença de chagas, câncer (incluindo leucemia), diabetes grave, bronquite, asma, tuberculose extrapulmonar, além de AVC. Impedimentos temporários precisam ser informados à equipe de enfermagem durante o cadastro.