A manhã desta terça-feira, 5 de agosto, foi marcada pelo sentimento de dever cumprido no auditório do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Com olhares atentos, sorrisos orgulhosos e muita animação, estudantes das redes públicas municipal e estadual participaram da formatura da 41ª turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd, em Bagé.
Durante o primeiro semestre de 2025, o programa alcançou 28 turmas de oito escolas municipais e sete estaduais, levando informação, diálogo e estratégias de prevenção para 597 crianças e adolescentes. Além do certificado, entregue aos representantes de cada turma, 22 alunos foram premiados com medalhas pelo destaque em seus grupos.
À frente dessa missão estiveram os soldados Maura Caldas Rodrigues, Edinara Rodrigues Gomes e Gilberto Bittencourt Nunes, da Brigada Militar, sob a supervisão da Tenente Coronel Karla de Moura Incerti, comandante do 6º Regimento de Polícia Montada (6º RPMon). Com empatia, firmeza e proximidade, os instrutores ajudaram os estudantes a desenvolver habilidades essenciais para fazer escolhas seguras e responsáveis em todas as áreas da vida.
O Proerd conta com três currículos adaptados às diferentes faixas etárias: Proerd Kids, Caindo na Real e Proerd Ensino Médio. As atividades são baseadas na Teoria de Aprendizagem Socioemocional (SEL), que estimula o autoconhecimento, o controle emocional, a empatia, a comunicação assertiva e a tomada de decisões conscientes.
Mais do que um programa de prevenção, a Brigada Militar destaca que o Proerd é um convite à reflexão e à autonomia. “A visão é de que os jovens sejam capazes de refletir antes de agir, fazendo escolhas conscientes e mantendo-se longe das drogas”.
Os formandos do Proerd encerram uma etapa marcante e iniciam outra: agora com mais ferramentas para enfrentar os desafios do mundo com responsabilidade e coragem.