Nesta segunda-feira (29), Bagé recebeu a visita da Equipe Nacional de Validação (Enve) do Ministério da Saúde, como parte do processo de certificação da eliminação da transmissão vertical do HIV, da sífilis e da hepatite B. A atividade integra a fase de avaliação dos critérios que atestam a qualidade da rede de atenção à saúde da gestante e da criança.
Durante a agenda técnica, a comitiva conheceu os fluxos de atendimento e diagnóstico, as práticas laboratoriais, protocolos adotados no município e as ações voltadas para o enfrentamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), especialmente no cuidado com gestantes e bebês.
À tarde, a equipe seguiu para a UBS Camilo Gomes, referência em atendimento materno-infantil, onde acompanhou de perto as rotinas de acolhimento, testagem rápida, diagnóstico e encaminhamentos. Foram destacadas boas práticas como o agendamento ágil para gestantes com resultado positivo, a coleta domiciliar para pacientes acamados, a comunicação entre maternidade do Hospital local e a 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) sobre casos de HIV e sífilis, e o acesso da maternidade aos dados prévios de gestantes infectadas.
A equipe nacional também avaliou a gestão de materiais laboratoriais, testagens como VDRL e HIV, e a qualidade dos registros e fluxos de encaminhamento dos exames.
O secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Gilson Machado, destacou a importância desse processo para fortalecer as políticas públicas locais. “Receber a equipe do Ministério da Saúde é mais do que uma avaliação técnica; é o reconhecimento do trabalho coletivo da nossa rede. Temos avançado com compromisso e responsabilidade no cuidado com a saúde da mulher e da criança, e este processo de certificação reforça a necessidade de integração entre equipes, melhoria contínua e acolhimento humanizado, especialmente para situações mais delicadas, como casos de violência. Estamos comprometidos em qualificar cada vez mais a nossa rede”, disse.