Neste sábado (20), Bagé sedia um dos maiores eventos de matriz africana do estado, o 2º Encontro de Quimbandeiros. O evento, realizado pelo Governo Municipal por meio do Gabinete do Prefeito e da Secretaria de Cultura, acontece na Praça dos Esportes, a partir das 21h, e deve reunir público superior a cinco mil pessoas. Já estão confirmadas participações de religiosos de 18 cidades do Brasil, Uruguai e Argentina.
Sabe-se que a Quimbanda é uma das mais estigmatizadas religiões de matriz africana. Nesse sentido, de acordo com Carlos Nei Irazoqui, assessor do Gabinete do Prefeito e responsável pelo evento, o encontro é uma oportunidade para todos os públicos de conhecer melhor a Quimbanda e desmistificá-la. "Todos podem participar. É um encontro que fala de prosperidade, de caminhos abertos e de cura. A Quimbanda é sobre fazer o bem a todos", disse.
O Babalorixá Pai Ricardo de Oxum, organizador do Encontro Internacional de Quimbandeiros, é o anfitrião do evento. "Convidamos todos a estarem no evento. Nossa luta é contra todos os tipos de preconceito.", disse.
O Encontro de Quimbandeiros é uma grande gira, um momento de danças, cantos e conexão espiritual com a ancestralidade, em torno de Exus e Pombagiras. Na programação do evento haverá ainda a apresentação da escola de tamboreiros Ylús de Xangô.